[SP-pm] Comportamento na lista

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Sun Jul 18 07:57:56 PDT 2010

Em 18 de julho de 2010 11:25, Nelson Ferraz <nferraz at gmail.com> escreveu:

> esforço(
>
> É muito cômodo, para quem está na lista há alguns anos e se ajustou ao
> status quo, dizer que é assim que as coisas funcionam e que os novatos
> é que precisam se adaptar.

Não tem nada de cômodo! Na verdade é bem desagradável. Gostaria muito que
não fosse necessário, mas eu ainda penso que é, só que não esperava que
chegasse a esse ponto. Pra falar a verdade eu nem participei muito dessa
vez.

E acho sim, que as pessoas tem que se adaptar, e se perguntar porque isso
está acontecendo. Por que eu estou recebendo 'trolladas'? O que EU estou
fazendo de errado? Nisso ninguém nunca pensa.

Se concentra menos nas palavras, e muda o foco para os fatos, e talvez o seu
ponto de vista chegue próximo ao meu( ou não, sei lá... ).

> Mas quando a discussão sai do terreno das idéias e passa para os
> ataques pessoais -- e quando isso começa a acontecer com certa
> frequência -- está na hora de reconhecer e tentar corrigir o problema.

> Existem duas maneiras de fazer uma crítica:
>
> - A maneira construtiva, que nasce da intenção sincera de ajudar o próximo.

Acho que a maneira construtiva é útil, quando há uma resposta positiva de
quem está recebendo. A maneira 'destrutiva' que você menciona normalmente
ocorre quando há muita, mas muita insistência em continuar com as
bobagens...

> - A mandeira destrutiva, que nasce da raiva, da impaciência, ou do
> senso de superioridade.

Senso de superioridade? Acho que não!

> As palavras que você usou ("preguiçoso", "arrogante", "incapaz") são
> um exemplo de mensagem que devemos evitar.

Sim, nisso você tem razão! Vou procurar re-pensar em como me expressar com
menos agressividade. Só saiba que quando disse essas palavras eu estava
lembrando de mim anos atrás...

> Se o seu objetivo era ajudar o próximo, você escolheu as palavras
> erradas; mas se o objetivo era exprimir sua frustração, este teria
> sido um bom momento para cultivar o silêncio.

Provavelmente, mas ele também não se ajudou muito...

> Esta não é uma postura adequada. O problema existe, e fechar os olhos
> não ajudará a resolvê-lo.

Não, acho realmente que a discussão não vai levar a nada. É o mesmo
blablabla de sempre!

Sinto muito que você não concorde. E como eu te respeito muito, eu estou
pedindo para parar, pode ser?

> Tudo o que eu peço é que, quando alguém for criticar, certifique-se de
> que o faz com a motivação correta, e de que sua mensagem será
> percebida como tal.

Sempre que resolvo responder é para ajudar. Só não acho necessário que,
quando alguém não aguenta uma crítica fique soltando bobagens como as várias
que eu vi. Normalmente as discussões começam no nível técnico, perguntam
coisas extremamente básicas, que estão na documentação. Aí o carinha fica
todo ofendido com os RTFM,  e lá vamos nós.... Em boa parte das vezes quando
a pessoa reconhece o que tá rolando, a discussão para, a dúvida é tirada e
todos vamos para o bar. Mas não foi assim dessas últimas vezes.

Mas eu não pretendo mais chegar nesse ponto. Pra dizer a verdade é bem
cansativo, e desgastante todo esse 'blablabla'. Preferio discutir coisas
mais úteis como o próximo evento, por exemplo, e ajudar quem está
interessado.

> Não é algo difícil, nem algo que deveria gerar resistência por parte de
> ninguém.

Sinceramente me admira muito você questionar essas coisas. Te garanto que
ninguém começou com isso com outra motivação diferente da de querer ajudar.
Só que eu acho que essa discussão não deu em nada. Além do mais cara falou
que vai deixar a lista, então boa sorte para ele. Tomara que encontre o que
está procurando...

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl