[SP-pm] Comportamento na lista

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Sun Jul 18 07:25:04 PDT 2010

2010/7/18 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>:
> Primeiro. Não vi ninguém xingando  propriamente. O que eu vi foi um esforço(
> e bota esforço nisso ) de alcançar, de alguma maneira, humildade nas
> atitudes de certas pessoas. E novamente, na maioria das vezes funcionou
> muito bem! Infelizmente não se pode 'ganhar' todas...

É muito cômodo, para quem está na lista há alguns anos e se ajustou ao
status quo, dizer que é assim que as coisas funcionam e que os novatos
é que precisam se adaptar.

Mas quando a discussão sai do terreno das idéias e passa para os
ataques pessoais -- e quando isso começa a acontecer com certa
frequência -- está na hora de reconhecer e tentar corrigir o problema.

> O que também não ajuda a imagem é ter pessoas que simplesmente se
> eforçam ignorar tudo o que já foi feito na comunidade, só porque não
> aguentam a pressão de descobrir que é um puta de um preguiçoso( no
> mal sentido ), arrogante e incapaz de olhar para si mesmo e admitir que
> tem alguma coisa errada quando TODOS dizem a mesma coisa. E não
> contente com isso, ainda quer se justificar.

Existem duas maneiras de fazer uma crítica:

- A maneira construtiva, que nasce da intenção sincera de ajudar o próximo.
- A mandeira destrutiva, que nasce da raiva, da impaciência, ou do
senso de superioridade.

As palavras que você usou ("preguiçoso", "arrogante", "incapaz") são
um exemplo de mensagem que devemos evitar.

Se o seu objetivo era ajudar o próximo, você escolheu as palavras
erradas; mas se o objetivo era exprimir sua frustração, este teria
sido um bom momento para cultivar o silêncio.

> A única coisa que eu não concordo é em continuar essa discussão inútil.
> Uma vez que todos já se mostraram inflexíveis em suas convicções. É
> hora de parar com isso e seguir em frente.

Esta não é uma postura adequada. O problema existe, e fechar os olhos
não ajudará a resolvê-lo.

Tudo o que eu peço é que, quando alguém for criticar, certifique-se de
que o faz com a motivação correta, e de que sua mensagem será
percebida como tal.

Não é algo difícil, nem algo que deveria gerar resistência por parte de ninguém.

[]s

Nelson