[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Wed May 26 13:58:16 PDT 2010

> proposta
> comunidade,

Não existe recursos financeiros também.

> efetuem
> via

> uma

E porque os recursos financeiros são muito baixos também... :D

> Todos

Nessa hora um patrocínio  faz muita falta. Espero que os eventos nos ajudem
nisso também.

> que é

A minha idéia da vaquinha, é conseguir dar o primeiro passo, que seria esse
evento com o Doran, e os subsequentes. Isso teoricamente pode dar um olhar
diferente em relação à Perl para as empresas( desde que direcionemos para as
empresas também ). A partir daí existe a oportunidade de obtermos mais
visibilidade( que é o principal objetivo ao meu ver ), e talvez algum tipo
de patrocínio. Se isso não rolar, teremos que fazer isso mais vezes até
rolar. E nesse caso, deve rolar realmente SEM a instituição. Quando rolar a
visibilidade necessária, e todos concordarem que chegou a hora, então
teremos nossa instituição. Eu vejo assim.

> mês,

Sim, mesmo que não consigamos patrocínio agora, creio que o aumento da
visibilidade de Perl seja o caminho para conseguirmos realizar as coisas que
queremos agora( algumas e no futuro. Se isso continuar durante uns bons
anos, talvez a associação( ou algo que valha ), que venha a surgir, poderia
se sustentar sozinha apenas com as atividades da própria instituição. Esse
seria o caminho ideal e mais saudável( ??? ), mas isso deve levar muito
tempo e dá bastante dor-de-cabeça. Vide as últimas tentativas...

Então a questão que o Thiago levanta é: Vale a pena?

A minha opinião é que vale a pena desde que consigamos patrocínio em algum
momento desses eventos de agora, e desde que isso não gere dependência a
longo prazo.

Por que vale a pena?? Bom, eu vejo um problema de 'marginalização' da
linguagem no país, mas é claro que eu posso estar errado. A instituição
queira ou não, na minha visão impõe mais respeito, ajuda na visibilidade da
linguagem, e pode ajudar em outras questões como o reconhecimento dos
profissionais, por exemplo.

Não sei a vocês, mas isso muito me interessa profissionalmente falando, na
possibilidade de existirem coisas como certificação vinculadas a
instituição, por exemplo.

Antes que alguém diga "Ah, ninguém precisa disso, quem é profissional se
garante e blablabla ... ", se alguém falar isso, simplesmente acho que só
isso não basta, então nem vou responder.

O fato é que as empresas esperam coisas como certificação( pelo menos por
aqui ). Eu não pretendo sair daqui(do país) tão cedo, então a minha visão é
de que isso ajuda todos os profissionais Perl no Brasil( isso me inclui ),
inclusive aos que se sentem indiferentes. Pra quem já conseguiu cair fora,
e/ou já se considera 'consolidado' profissionalmente e financeiramente(
mesmo por aqui ), meus parabéns!

> Trabalho desnecessário, gastos desnecessários (impostos, contador, e etc),

Acredito que os benefícios práticos venham com o tempo. Ter uma 'Sun da
vida' ajuda a diminuir o tempo, como não é o nosso caso, então teríamos um
longo caminho a percorrer., e provavelmente se fizermos isso agora, não
colheremos os frutos disso tão cedo, mesmo assim penso que vale a pena.

> não

A necessidade existe. Não existem recursos financeiros/humanos disponíveis
durante o tempo necessário para que isso dê certo, no momento.

Discordo. Existe a vantagem de conseguirmos algo para o futuro.
Visibilidade, seria uma delas, mas como é para o futuro, fica difícil
justificar os custos com isso.

Será que o pessoal do Perl Foundation não fez a mesma coisa no começo pelo
menos? Eu não sei, mas provavelmente ela não tinha os recursos que tem hoje,
certo? Claro, a realidade por lá é outra, mas a situação provavelmente foi
bem semelhante.

> futuro

O cenário que temos hoje é o cenário que nós temos! ( :-p )... sendo bem
piegas, o futuro depende do que começarmos a fazer hoje. Eu acho que o que
está rolando agora é um bom começo, mas eu acho também que, com o devido
tempo e planejamento, possamos finalmente fundar a nossa instituição com
metas e foco bem-definidos .

Cheers!

--
André Garcia Carneiro