[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Wed May 26 16:48:57 PDT 2010

Salve Andre!

Em 26/05/10 17:58, Andre Carneiro escreveu:

> [...]
> esse evento com o Doran, e os subsequentes. Isso teoricamente pode dar
> um olhar diferente em relação à Perl para as empresas( desde que
> direcionemos para as empresas também ). A partir daí existe a
> oportunidade de obtermos mais visibilidade( que é o principal objetivo
> ao meu ver ), e talvez algum tipo de patrocínio. Se isso não rolar,
> teremos que fazer isso mais vezes até rolar. E nesse caso, deve rolar
> realmente SEM a instituição. Quando rolar a visibilidade necessária, e
> todos concordarem que chegou a hora, então teremos nossa instituição.

A passagem do Doran na realidade não foi paga pela vaquinha. A vaquinha
é para o próximo evento, a ideia da vaquinha é que tenhamos sempre no
"bolso" dinheiro para realizar o "próximo" evento.

Muitos grupos no mundo funcionam deste modo até hoje, e outros não. Vide
o caso da London-PM que trabalha com patrocinio direto, sem necessidade
dela ter que intermediar nada, eu acredito que eles conseguem ter o
mesmo resultado (até mesmo visibilidade) que eles podem gerar, sem o
detalhe de ter um CNPJ.

O ponto é, a visibilidade que eu e você procuramos pode ser que não
exista apenas por conta de uma entidade, não temos hoje o apoio das
empresas como em Londres e por isto talvez seja necessária a vaquinha
para criar um equilíbrio e obtermos um resultado que seja satisfatório
para nós no momento.

>     > *Conclusão*
>     >
>     > A matemática financeira não será compatível com o nosso atual
>     ambiente, não
>     > há por que gastar hoje com a manutenção de uma entidade, se
>     ainda nem
>     > possuímos necessidades concretas para tal.
>     >

> A necessidade existe. Não existem recursos financeiros/humanos
> disponíveis durante o tempo necessário para que isso dê certo, no momento.
Isto é o resultado do que temos no momento. E a criação da necessidade
pode ser a qualquer momento, se alguém na lista sugerir algo que possa
dar vantagens para todos e o detalhe do CNPJ pode ser importante, aí
vamos correr atrás.

Porém, não há esta necessidade *hoje* na minha opinião, e como disse ela
pode existir em um futuro. Porém um plano novo é sempre bem-vindo.

> [...]
>     > nossos problemas hoje, nossos problemas podem ser resolvidos com
>     empresas
>     > nos apoiando e os membros comprometidos com a vaquinha. :-)
>     >

> Discordo. Existe a vantagem de conseguirmos algo para o futuro.
> Visibilidade, seria uma delas, mas como é para o futuro, fica difícil
> justificar os custos com isso.
>
> Será que o pessoal do Perl Foundation não fez a mesma coisa no começo
> pelo menos? Eu não sei, mas provavelmente ela não tinha os recursos
> que tem hoje, certo? Claro, a realidade por lá é outra, mas a situação

Andre,

Concordo com muito o que você colocou, e talvez o nosso ponto de
discórdia seja como fazer. Na minha humilde opnião, acredito que ter um
CNPJ não irá mudar a visibilidade da comunidade. Ter uma entidade
"regularizada" pelo estado é apenas um detalhe.

Se alguém quiser nos patrocinar, estamos totalmente abertos para abrir
um CNPJ, mas não existe nenhuma proposta formal e vantajosa para nós até
o momento. Acredito que nosso momento agora, é nos organizarmos para
podermos fazer o melhor com o que temos e não ficarmos discutindo que
uma entidade seja a resolução dos nossos problemas... Existem muitos
outros detalhes para serem feitos, e que podem ser concretizados antes
de pensarmos em uma entidade. Ter um CNPJ, será uma necessidade apenas
quando sentirmos falta, e acredito que não existe este sentimento hoje.

E também ter a entidade não será um medidor do tipo "quando estivermos
bem, estaremos com uma entidade". Não, na minha opinião novamente, eu
acredito que podemos fazer muito sem uma entidade, dependendo de como
conseguirmos conquistar o apoio de empresas, membros da comunidade e
agregar novas pessoas ao grupo.

>     > Mas, quero reforçar: este é o cenário que visualizo hoje, e que
>     em um futuro
>     > isto possa mudar, por todos os motivos que já listei.
>

> O cenário que temos hoje é o cenário que nós temos! ( :-p )... sendo
> bem piegas, o futuro depende do que começarmos a fazer hoje. Eu acho
> que o que está rolando agora é um bom começo, mas eu acho também que,
> com o devido tempo e planejamento, possamos finalmente fundar a nossa
> instituição com metas e foco bem-definidos .

Com certeza ! Com este e-mail que você passou como resposta, e que com o
Nuba comentou no IRC eu pensei em algo...

Em relação a criar uma certificação e cursos como você comentou em
outras respostas do meu e-mail, acredito que nos podemos auxiliar
empresas no mercado para fazer isto, dificilmente nos vamos conseguir
gerir isto pela comunidade hoje, talvez o único caminho não seja apenas
pensar que nós tenhamos que resolver tudo, mas podemos auxiliar empresas
do ramo para tal. TIMTOWTDI.

Existem várias escolas em São Paulo de informática, eu adoraria e daria
o maior apoio para que qualquer membro conversa-se com estas escolas e
oferece um curso de Perl e ganha-se dinheiro com isto.

Voluntários ? Este poderia ser um projeto interessante para tocarmos, a
articulação de cursos de perl nas escolas de informática.

Andre, valeu pela resposta e a sua opinião, acredito que este debate é
importante quando existem dúvidas sobre o que o grupo é, e o que ele
deve ser !

Forte abraço,
-Thiago Rondon