[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Apr 13 06:53:39 PDT 2010

Em 12 de abril de 2010 21:02, Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 at gmail.com
> [...]

> simples. No Windows, você tem que ficar caçando drivers em sites de
> fabricantes pra uma miríade de coisas, colocar CD de instalação e
> assim vai. No Linux, tudo funciona sem nenhum esforço, bem simples.
> Como usuário de Windows, eu sinto falta de algo como o apt-get, por
> exemplo. No Linux você manda instalar um programa, e já vem tudo
> automático, no Windows cada instalador tem que cuidar de baixar /
> bundle suas próprias dependências, é uma bagunça.
>
> Tenta explicar 'bundle' pra um usuário! Pra mim, pra você é mais simples
mesmo. Deixa o usuário se virar com Synaptic por exemplo, ou então para
fervorosos amantes de redhat, deixa ele se virar com o Yum... aí vc me diz o
que parece mais fácil PARA ELES, não para você.

Quanto a drivers, nem vou discutir. Tem driver pra windows de tudo que vc
imaginar. Pra Linux não é bem assim.
Ainda há dificuldades e a barreira do 'senso comum' que se criou em volta do
Linux para usuários comuns. Linux para eles é algo alienígena, até que você
coloque goela abaixo. Eu fiz isso com a minha ex(não era minha ex ainda), e
consegui. Mas é exceção e não a regra.

> Pra mim, hoje em dia isso é lenda de Linux ser difícil. Na verdade, é
> mais fácil. O problema é que o povo já está *treinado* pras coisas de
> Windows. De resto, é tudo igual. Eu não consigo notar diferença alguma
> ao usar o editor de textos do OpenOffice ou o MS Word, por exemplo.
> Pra mim é tudo igual e eu duvido que pra um usuário leigo seja
> diferente.

Pra VOCÊ pode ser, mas para um usuário comum não é. E não tem como negar
isso.

> O problema é o costume. É o fato do povo querer usar o MSN original
> porque tem carinhas que pulam ao invés de um cliente do Linux, é o
> fato do povo fazer sites que ainda só funcionam corretamente no IE (e
> aí, pros usuáriod leigos, o problema é no Firefox que é ruim, porque
> no IE funciona!), jogos e assim vai.

Sim, concordo. Costume está ligado com cotidiano, que está ligado com
familiaridade, senso comum etc. O que você acha que está mais próximo do
cotidiano da maioria dos usuários? Windows, ou Linux? Pra mim essa é a
'chave'. Quando consegui fazer isso com a minha ex, nunca mais tive que ter
Windows perto de mim novamente.

> Eu acredito que se você colocar uma pessoa que nunca usou um
> computador antes pra usar Linux primeiro essa pessoa vai aprender mais
> rápido do que se fosse Windows (assumindo que fosse um aprendizado
> sozinho, porque tem bem mais gente pra "ensinar Windows").
>
> Você chegou no ponto. Isso é ligar as pessoas a um novo costume, como vc
mencionou. Isso é ligar algo ao seu cotidiano. Mas como fazer isso sem a
máquina da midia? Do modo como é feito hoje eu acho lento, embora os avanços
sejam indiscutíveis, Windows está muito mais na cara do
consumidor/usuário/whatever do que Linux.

> Eu continuo usando Windows porque sou rabugento e pequenos detalhes de
> interface gráfica me incomodam, mas eu sou uma minoria. O dia que a
> Microsoft não colocar mais nos Windows o tema clássico (aquele do
> Windows 2000) e eu for obrigado a utilizar uma dessas UIs novas cheias
> de frescura, eu provavelmente vou pro KDE de vez.

Eheheh... é provável que esse dia esteja próximo. Com a concorrência do Mac,
esse tipo de interface dificilmente vai sobreviver.

Quanto a ser frescurento, acho que o KDE não vai te ajudar muito. Nesse caso
te recomendo o fluxbox, ou o blackbox, ou o xfce(acho q é isso), que já vem
com o gfx desativado, e não vem nem com 'antialiasing' para fontes... Fica
bem rápido, simples e feio de doer!  Eu sinceramente prefiro um Mac.

Cheers!

> -Nilson

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl