[SP-pm] Perl Pro

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Sun Jun 2 18:26:25 PDT 2013

Nilton,

Mas é bacana entender tua experiência, até para que possamos melhorar a abordagem. -)

Este papo de dependencias rola sempre questões filosóficas, práticas e etc toda vez que é abordada, mas de qualquer maneira gostaria de reforçar um utilitário que foi desenvolvido pelo miyagawa e que faz milagres, o cpanminus. Vou enviar algumas coisas que vieram na minha cabeça agora, que talvez possam ajudar ou você já conhece tudo, e de nada vai ajudar, heh.

Por exemplo, para instalar o dancer, é muito simples:
$ wget -O - http://cpanmin.us (http://cpanmin.us/) | sudo perl - Dancer
Se você não for o root, ele vai criar o ambiente dentro do ~/perl5.

O Lorn abordou em um evento recentemente, como executar códigos Perl no Heroku:
http://setemasters.imasters.com.br/conversas/como-colocar-codigo-perl-na-heroku/

Se você esta buscando soluções de integração continua para o teu parque, veja este artigo:
http://about.travis-ci.org/blog/announcing_python_and_perl_support_on_travis_ci/

Um projeto que tem o Renato Santos aqui da lista como desenvolvedor principal e utiliza ele, é o :
https://travis-ci.org/W3CBrasil/Iota

Eu utilizo o travis-ci, mas também o Jenkins, que se você precisar de documentação sobre ele, recomendo:
https://logiclab.jira.com/wiki/display/OPEN/Continuous+Integration
http://www.slideshare.net/jonasbn/perl-and-jenkins-for-osd2011
https://wiki.jenkins-ci.org/display/JENKINS/Perl+Projects

E se você esta buscando uma maneira de manter suas confiruações da tua aplicação sincronizadas e etc, há um projeto chamado (R)?ex que tem uma proposta interessante, que é manter os arquivos de configuração em Perl o que torna ele bem interessante, porém confesso que eu pessoalmente ainda não costumo indicar ele, mesmo utilizando ele em alguns projetos... Pois ele é novo, e ainda acredito que tem alguns problemas para quem não esta afim de desenvolver ou consertar algo de errado que aparece nele, mas é interessante dar uma olhada se você tiver interessado:

http://rexify.org/

Mas, para este tipo de solução, indico mesmo algo que vem do Ruby, o puppet:

http://www.example42.com/
https://github.com/example42/puppet-perl

Abs!
-Thiago Rondon