[SP-pm] Resultado parcial do Survey Monkey...

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Thu Jul 19 06:02:03 PDT 2012

Sabe o que eu acho mais legal das oportunidades de trabalho com Perl? É
que a maioria das pessoas que eu conheço que trabalham com Perl estão
felizes trabalhando de forma independente, sem necessariamente depender
de um emprego para ser feliz, conseguem dialogar com vários projetos em
linguagens e arquiteturas diferentes e se sentem tranquilas em não
atender as ligações de clientes fora do horário comercial. A desvantagem
desse ambiente é que nem sempre estamos focados num único produto.

Quantos da comunidade Perl ganham a vida com o RT? Eu garanto para vocês
que as facilidades de integração do RT ficam bem atrativas quando
comparadas com o custo de licenciamento comercial do Kayako. Eu já
coloquei mais de uma empresa para funcionar «sobre o RT» com sucesso e
diria que o esforço «técnico» foi muito menor que o esforço de
«administrador». Mapear e documentar os processos de uma empresa para
então treinar os operadores me pareceu um esforço muito maior do que
montar alguns scripts para o RT.

Quantos da comunidade Perl ganham a vida com o Movable Type? Eu garanto
para vocês que um CMS que gera páginas estáticas tem suas vantagens! Eu
conheço clientes que utilizam o CMS que nós desenvolvemos no século
passado até hoje (felizes pela facilidade de uso da interface), mas que
precisariam de bem menos recursos de máquina se utilizassem o MT! 90%
dos nossos projetos de website poderiam ter sido plenamente atendidos
pelo MT 5.x em pt_BR —se houver o language pack.

Quantos da comunidade Perl ganham a vida com o Interchange? Sempre tem
alguém me perguntando se eu trabalho com e-commerce. Eu implementei
apenas meia dúzia de e-commerce no passado e nem sabia da existência do
interchange. Pode?

Vamos ser sinceros? Estamos falando de três grande produtos feitos em
Perl e que funcionam OOTB, que você instala com «aptitude install» —acho
que só tem .deb do MT4.x, não tenho certeza…

Acho que nossa comunidade tem um problema muito sério com produtos
acabados… só não sei qual é!