[SP-pm] Resultado parcial do Survey Monkey...

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Thu Jul 19 04:57:15 PDT 2012

2012/7/18 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>

> Tem umas coisas me surpreendendo por aqui. Aparentemente tem mais gente
> trabalhando com Front-end do que com Sys admin. Se isso se manter até o
> final da pesquisa, creio que terei que rever meus conceitos a respeito do
> mercado de trabalho por aqui.
>
> Thiago Rondom e demais colegas.
>
> Acha que esse tipo de pesquisa(devidamente melhorada, é claro) pode ser
> útil para ajudar o pessoal a nos encontrar no mercado de trabalho e
> vice-versa? O que acham?

Algo para compartilhar, eu vejo que algumas pessoas dizem que a comunidade
é pequena, que falta mercado...

Já comentei em uma thread anterior, que a comunidade Perl aqui nos últimos
2-3 anos, praticamente duplicou (digo baseado na lista da São Paulo-PM), e
sem falar nos eventos que acontecem...

Algo que posso comentar sobre o mercado, eu vejo que ele só cresce. Dentro
da Aware hoje efetuamos suporte dentro de 7 empresas atualmente com
Catalyst em empresas aqui de São Paulo, e no total já desenvolvemos
projetos com Catalyst em mais de 15 empresas no último ano. E o que eu
vejo, é totalmente o contrario, o mercado esta crescendo, e falta mão de
obra especializada.

No geral, temos ambientes baseado na utilização do Catalyst como backend, e
Javascript como frontend.

Fazemos a escolha pelo Catalyst, por que para utilizar ele dentro de uma
solução mais séria, como por exemplo... não quero ter problemas de
retro-compatibilidade, poder ter a flexibilidade de desenvolver sem travas,
ambiente de testes e etc.... Os demais framework's, eu ainda não vejo o uso
sério, mas não quero gerar um flamewar aqui, é mais pelas caracteristicas
deles mesmo, falta ecosistema seguro para trabalhar, conhecimento e
experiência sobre o framework interno.

O que vejo que falta, é um pouco mais de clareza, será que esta discussão é
baseada do uso de frameworks para soluções dentro de empresas, digo para
soluções sérias ? Existem casos reais do uso destes frameworks em projetos
de aplicação grande ? Alguém aqui trabalha com o Dancer em uma solução
corporativa ? eu não o conheço tão bem, então não temos experiência com ele
para falar... Para deixar claro, não é uma provocação, é apenas uma
curiosidade.

Talvez, o que esteja faltando nesta discussão, é onde usar o determinado
framework. Não vejo nenhum problema destes outros existirem, pelo
contrario, vivemos em um ambiente livre, onde as pessoas podem fazer o que
der na telha, e pelo o que vejo... eles estão servindo para garimpar mais
gente nova para comunidade, e isto é excelente.

Este ambiente, com diversas soluções para desenvolver web, pode trazer
visões e conhecimentos novos, de como divulgar, discussões de sintaxe,
documentação, código e etc... de como conquistar mais desenvolvedores e
etc...

Fica minha pergunta... Acredito que exista casos e casos de uso.... Será
que o Catalyst atende todos ? Acredito que não, mas quais são os demais
usos destes frameworks que estão surgindo ? Alguém com experiência com
Mojolicous ou Dancer pode comentar ?

Abs,
-Thiago Rondon