[SP-pm] Resultado parcial do Survey Monkey...

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Jul 19 08:09:53 PDT 2012

> Algo para compartilhar, eu vejo que algumas pessoas dizem que a comunidade é
> pequena, que falta mercado...
>
> Já comentei em uma thread anterior, que a comunidade Perl aqui nos últimos
> 2-3 anos, praticamente duplicou (digo baseado na lista da São Paulo-PM), e
> sem falar nos eventos que acontecem...

Sem duvida, a comunidade Perl avancou *muito* nos ultimos anos --
especialmente a comunidade Perl brasileira.

E isso e' percebido no mundo todo.

> O que vejo que falta, é um pouco mais de clareza, será que esta discussão é
> baseada do uso de frameworks para soluções dentro de empresas, digo para
> soluções sérias ? Existem casos reais do uso destes frameworks em projetos
> de aplicação grande ? Alguém aqui trabalha com o Dancer em uma solução
> corporativa ? eu não o conheço tão bem, então não temos experiência com ele
> para falar... Para deixar claro, não é uma provocação, é apenas uma
> curiosidade.

Eu tenho usado o Mojolicious em aplicacoes web, mas nada de muito
sofisticado ate' agora.

Ate' agora nao tenho nada a reclamar -- ele simplesmente funciona. :)

(E e' por isso que muita gente usa PHP. Se o projeto der certo -- e
essa e' uma questao de mercado, nao de tecnologia -- o codigo pode ser
reescrito mais tarde.)

> Fica minha pergunta... Acredito que exista casos e casos de uso.... Será que
> o Catalyst atende todos ? Acredito que não, mas quais são os demais usos
> destes frameworks que estão surgindo ? Alguém com experiência com Mojolicous
> ou Dancer pode comentar ?

Se eu fosse desenvolver um ERP, consideraria o Catalyst -- por causa
da maneira como ele estimula a separacao em varias camadas. Mas para
os projetos mais simples, do dia-a-dia, eu prefiro o Mojolicious.

E como eu disse em um email anterior, mesmo os grandes sites de hoje
-- Twitter, Facebook -- comecaram pequenos.

O que me faz pensar que talvez possamos separar os casos de uso da
seguinte forma:

1) Uso corporativo -> enfase no planejamento, na construcao de bases
solidas -> Catalyst, Java

2) Startups, hobbies -> enfase na experimentacao, nas possibilidades
-> Mojolicious, Dancer, PHP

Esta divisao nao e' rigida, mas talvez explique porque os usuarios de
(2) reclamam da "complexidade" de (1).

Obviamente os usuarios de (1) nao vem complexidade nenhuma, pois estao
habituados com a linguagem/framework.

E antes que alguem me xingue por ter comparado o Catalyst ao Java...
percebam que eu comparei o Mojolicious ao PHP. E vice-versa. ;)