[SP-pm] Fwd: SYSTEMPLAN CONSULTORIA - ELISA RODRIGUES

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj at gmail.com
Wed Oct 5 06:05:01 PDT 2011

comentários

2011/10/5 Carlos Costa <crncosta at gmail.com>

> Sabem o que é pior sobre esse mercado marrom de TI:
>
> - querem pagar mal, com contratos duvidosos via PJ ou quarterizados

a cultura de PJ não é exclusividade de TI, provavelmente por isso que é tão
comum, afinal se eu posso contratar engenheiro via PJ, pq não um programador
?

agora nós trabalhos na classe menos articulada possivel. duvido que um dia
alguem aqui entre em greve, por exemplo. por outro lado isso é bom pois
ficamos livres de algumas maracutaias.

> - tem altas taxas de turnover[1] e funcionários que não se identificam
> com a missão da empresa (no geral, por falta de motivação $$$)

algumas empresas nem missão tem.

> - Praticam uma das 2 maneiras de gerar lucro: aumentar receitas acima
> das despesas, ou cortar gastos abaixo das receitas. Há relatos de
> empresas que cortam até café!

ja tive café descontado da folha de pagamento de uma empresa do RS. tenso.

- E ainda saem por ai dando entrevista pra radio/TV/jornal/web dizendo
> que falta profissional de TI no mercado. Falta mesmo é pagar bem.

E falta. Mas os tipos de profissionais que faltam não necessariamente são os
mesmos que essa galera tanto fala. Alias teve uma série de entrevistas uns
meses atrás dessas body shops onde a galera estava chorando que os salarios
pedidos estavam sendo altos demais.

Ora, se alguem pede X é pq o mercado pode estar girando em torno de X. Das
duas, uma: ou eu sou maluco ou eu posso ter razão. Duvido que só tenha
maluco nesse mundo. Se formos observar os grandes centros o custo de vida
está bizarro. Estava vendo oportunidades para trabalhar em SP e os alugueis
me assustaram muito. E os alugueis no RJ me assustam muito. Tenho colegas
que deixam quase 50% do salario liquido no aluguel (kitinete). E com certeza
existem lugares que pagam mais, não adianta as empresas 3-letrinhas da vida
irem para a imprensa reclamar que todo mundo pede salario alto ou que falta
profissional de TI (que queira receber o que eles pagam) que isso só cola
com aquele cara que esta desinformado, provavelmente ainda tentando se
formar que não faz ideia do que rola no mundo, por exemplo.

Talvez esteja vendo a questão por algum ângulo estranho. Existem vagas que
não podem ser preenchidas por pessoas talentosas sob risco das mesmas se
demitirem por tédio. Por exemplo tenho um conhecido que trabalhava no
otimizador JIT do mono (aquele .Net open source) e coisas baixo nível que eu
tenho certeza que definharia se tivesse que fazer algo de front-end (html,
css, js) por muito tempo. O fato de um cara assim ser raro é bom pq
provavelmente ele pode ganhar bastante dinheiro, mas as oportunidades não
são muitas também.

Acho que o principal ponto dessa discussão toda é que existem lugares que
vão pagar mal e vão ser um inferno para quem é autodidata e quer terminar as
coisas logo, quer ser pragmático, quer fazer algo além do seu "papel". Agora
no mundo open source isso parece ser regra: acabamos nos envolvendo cada vez
mais com alguma coisa, desde a submissão de um bug, passando por um patch ou
melhorando uma documentação até encabeçar um projeto inteiro ( que pode ser
do tamanho que for ). Isso cria na gente uma visão mais critica de que tipo
de trabalho gostariamos de fazer.

Meu cunhado queria ter 2 meses de férias por ano, esta trabalhando na Caixa.
Ele tem 1 mes de férias e 1 mes de greve todo o ano. Agora ele está na
Russia. Nunca consegui falar de tecnologia com ele, ele não é nerd. Cada um
com suas prioridades :)

Só acho uma pena que o mercado nas startups no Brasil seja ainda tão fraco.
Tem poucas oportunidades boas e as boas parecem sofrer como o diabo na cruz.
Nos estados unidos algumas pagam salarios realmente bons -- ter investidor é
outra coisa.

> [ ]s
> [...]

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772