[SP-pm] Teen sells Perl cloud startup to ActiveState

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Jun 14 18:58:13 PDT 2011

Em 14 de junho de 2011 20:11, Thiago Rondon <thiago at aware.com.br> escreveu:

> Andre,
>
> Olha, este papo de depedencia é bem complicado de argumentar, vou
> colocar aqui minha visão sobre isto e um exemplo com o próprio
> Mojolicious.
>
> Mas, o simples fato de ter depedencia não é um problema, e porque não
> é um problema ?
>
> 1 - Você esperar um pouco mais para instalar não é um problema.

Bom, sinto dizer q não é pouco...

> 2 - Você só vai instalar uma vez, ou em algum deploy.

Pois é, se eu tiver um monte de clientes, é bom eu me planejar bem como vou
distribuir esses deploys. Caso contrário posso morrer de tédio! E não, não
consigo escrever coisa melhor!

> 3 - Você esta adquirindo um conhecimento e materia prima desenvolvida.

Do que vc está falando? Eu só tö falando de instalar o Catalyst + plugins
que eu preciso. Conhecimento do q??

4 - Você esta na maioria dos casos como 'deploy' usufruindo de testes novos.
> 5 - Maturidade, código utilizado e compartilhado por mais ambientes.
> 6 - (...)

Certo, certo...

Bom, como eu disse, isso ME incomoda. Logo não era para incomodar VOCÊ. Não
precisa me explicar nada.  Eu sei perfeitamente que o Catalyst é muito bem
escrito, e tem um cacetilhão de plug-ins e blablabla...

> E quando pode ser um problema ter dependencias ? Na minha opinião,
> apenas quando você esta utilizando um módulo mal escrito,
> e para isto é importante que você saiba onde esta pisando, saber
> da qualidade das dependencias é importante.

Nunca falei q o Catalyst é mal escrito. Tão pouco que a qualidade das
depências é ruim. Eu só... a, deixa vai... falaê!

> Por isto criar componentes e abstrações pode ser uma boa saída para
> que isto fique mais saúdavel, veja por que alguns módulos hoje são
> mais utilizados, tais eles como o DBI que é uma camada para os bancos
> de dados, o AnyEvent que é uma camada para os módulos de evento, o
> Cache que é abstração para os módulos de cache.

Dessa vez eu lembrei de guardar pra mim... :-p

> [...]
> frameworks e etc... já prontos e com uma perfomace muito aceitavel
> (JSON::XS).
>
> Porém, por algum motivo (alguém sabe pq ?) o pessoal do Mojolicious
> resolveu escrever o seu próprio, veja a quantidade de bugs que eles
> estão arrumando ainda. (vide histórico)
>
> Vale apena re-inventar a roda neste caso ? Para você não ter mais uma
> dependencia (para o JSON neste caso), existe um módulo novo sendo utilizado
> e com bugs "já velhos" sendo consertado o tempo todo ?
>
> Agora fica minha pergunta, neste caso dependencias é bom ou ruim ?

TIrando o fato de ser um excelente sonífero( o que menos importa de qualquer
forma ), não vejo problemas.

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl