[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Dec 16 07:57:32 PST 2010

On 16 Dec 2010, at 16:13, Otávio Fernandes wrote:
> Olá Flavio,
>
> Sabendo que você trabalha em uma empresa pequena, fico até positivamente
> surpreso de saber que eles lhe disponibilizaram dois discos :-). Quem já
> trabalhou em lugares com baixo orçamento, como é o caso da maioria das
> empresas pequenas no Brasil, sabe do que eu estou falando.
>
> Bom, sabendo destas limitações, o nosso dever é dar a melhor solução possível,
> ou seja retorno deste investimento. E, no meu ponto de vista, a melhor solução
> seria pegar os dois discos e fazer RAID1. Por favor, considere:

Eu reforço: não ter dinheiro é desculpa esfarrapada. Responda às perguntas corretamente, e você provavelmente vai encontrar soluções de muito mais baixo custo do que software RAID para o seu problema, sem causar dores-de-cabeça ou falsas expectativas.

O problema inaceitável não é que a empresa pare de trabalhar ou deixe de ganhar dinheiro por um problema técnico. Merda acontece. O problema sério é não saber quanto tempo, quanto dinheiro, quanto esforço, como executar, e o que dizer aos seus clientes enquanto o processo está acontecendo. Se você responder às minhas perguntas, e se planejar um pouco, consegue montar processos de recuperação de falhas com recursos mínimos e que deixam seus clientes e sua empresa feliz por saber o que está acontecendo, quanto tempo leva, e o que fazer enquanto se espera.

Não seja um invertebrado acéfalo. Não ter dinheiro não é desculpa para não usar a cabeça.

Putamplexos no cerebelo.