[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Dec 16 07:13:23 PST 2010

2010/12/16 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>:
> Olá Luis.
> Realmente minhas perguntas estão incompletas, pois estou conhecendo agora
> esta empresa que me contratou para esta consultoria.
> Como disse, de início, eles querem estes "backups extras" e para isto me
> "jogaram na mão" esta máquina. Concordo que não é a melhor pedida manter
> backups nesta máquina, mas para isto preciso conhecer melhor as rotinas de
> backup que atualmente estão implementadas e de um modo geral a realidade da
> empresa para responder estas perguntas.
>
> grato pelo retorno,
>
> abraço,

> [...]

Olá Flavio,

Sabendo que você trabalha em uma empresa pequena, fico até positivamente
surpreso de saber que eles lhe disponibilizaram dois discos :-). Quem já
trabalhou em lugares com baixo orçamento, como é o caso da maioria das
empresas pequenas no Brasil, sabe do que eu estou falando.

Bom, sabendo destas limitações, o nosso dever é dar a melhor solução possível,
ou seja retorno deste investimento. E, no meu ponto de vista, a melhor solução
seria pegar os dois discos e fazer RAID1. Por favor, considere:

#1  O sistema operacional vai cuidar da cópia dos dados para você. Se você
    olhar para o Kernel do Linux vai ver que eles estão há muitos anos
    evoluindo estas ferramentas, é seguro e testado. Vide também:

    http://en.wikipedia.org/wiki/The_Cathedral_and_the_Bazaar

#2  Optando pelo RAID, _não_ compre uma controladora. Okay, RAID controlado por
    hardware costuma ser "melhor" e mais rápido do que o feito pelo SO, por
    motivos óbvios. Porem, este resultado não aparece com os modelos de entrada
    (baixo custo), e posso lhe afirmar categoricamente, que a vida é muito mais
    fácil _sem_ elas. Ainda mais considerando que o seu servidor de backup não
    passa de um desktop simples;

#3  RAID é uma nova ferramenta que vai entrar no seu ambiente, portanto você
    precisa saber o máximo possível a respeito, para não ter (muitas)
    surpresas. Aproveite este momento de estudo para testar a reconstrução e a
    recuperação de dados, lembre-se que neste momento o seu backup deve parar
    de escrever nesta máquina, teste tudo isso antes :-).

#4  RAID não é "backup". Mas é uma ferramenta bastante útil quando você quer
    evitar perder dados ;-). Ou seja, eu não quero perder o meu backup.

#5  Verifique se este setup é o suficiente para receber a sua estratégia de
    backup. Qual a quantidade de dados que você vai receber diariamente? Qual a
    frequência destes backups? Entre outras coisas a considerar.

#6  Automatização é a chave. Se você ainda não está usando uma ferramenta de
    backup, recomendo dar uma boa olhada no Bacula e Amanda. Você não precisa
    escrever código para isso, e é até melhor que você não o faça, neste
    momento;

#4  Planeje para o pior, sempre! Ou seja, copie os dados (backups) para outra
    localização geográfica, veja se um plano de empresas tipo DropBox cabem no
    bolso da sua, existem muitas alternativas.

um abraço,

--
Otávio Fernandes
otaviof at ( gmail.com, cpan.org )