[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Thu Dec 16 08:04:03 PST 2010

Em 16-12-2010 13:13, Otávio Fernandes escreveu:

> Olá Flavio,

Olá Otávio, obrigado pela ajuda!
> Sabendo que você trabalha em uma empresa pequena, fico até positivamente
> surpreso de saber que eles lhe disponibilizaram dois discos :-). Quem já
> trabalhou em lugares com baixo orçamento, como é o caso da maioria das
> empresas pequenas no Brasil, sabe do que eu estou falando.

Sim! É exatamente este o caso :p
> [...]
>      olhar para o Kernel do Linux vai ver que eles estão há muitos anos
>      evoluindo estas ferramentas, é seguro e testado. Vide também:
>
>      http://en.wikipedia.org/wiki/The_Cathedral_and_the_Bazaar
>
> #2  Optando pelo RAID, _não_ compre uma controladora. Okay, RAID controlado por
>      hardware costuma ser "melhor" e mais rápido do que o feito pelo SO, por
>      motivos óbvios. Porem, este resultado não aparece com os modelos de entrada
>      (baixo custo), e posso lhe afirmar categoricamente, que a vida é muito mais
>      fácil _sem_ elas. Ainda mais considerando que o seu servidor de backup não

Perfeito! Por isso que pensei em fazer com Raid-1
> #3  RAID é uma nova ferramenta que vai entrar no seu ambiente, portanto você
>      precisa saber o máximo possível a respeito, para não ter (muitas)
>      surpresas. Aproveite este momento de estudo para testar a reconstrução e a
>      recuperação de dados, lembre-se que neste momento o seu backup deve parar
>      de escrever nesta máquina, teste tudo isso antes :-).
>
> #4  RAID não é "backup". Mas é uma ferramenta bastante útil quando você quer
>      evitar perder dados ;-). Ou seja, eu não quero perder o meu backup.

Sim, apesar de Raid não ser backup, ele me oferece uma redundância de
dados, certo?
Pois supondo que um disco falhe, eu posso substituí-lo e reconstruí-lo
depois. Ou esta linha de pensamento minha está errada?
> #5  Verifique se este setup é o suficiente para receber a sua estratégia de
>      backup. Qual a quantidade de dados que você vai receber diariamente? Qual a
>      frequência destes backups? Entre outras coisas a considerar.
>
> #6  Automatização é a chave. Se você ainda não está usando uma ferramenta de
>      backup, recomendo dar uma boa olhada no Bacula e Amanda. Você não precisa
>      escrever código para isso, e é até melhor que você não o faça, neste
>      momento;

Usarei o Bacula para isto, pois tenho adotado ele em diversos clientes
meus e acho ele muito bom. E como respondi numa thread do Luis M.
Campos, como ainda estou conhecendo esta empresa não tenho a idéia toda
ainda sobre o fluxo de dados e necessidades. Feito isto aí sim acredito
que dará para traçar a estratégia de backup.

> #4  Planeje para o pior, sempre! Ou seja, copie os dados (backups) para outra
>      localização geográfica, veja se um plano de empresas tipo DropBox cabem no
>      bolso da sua, existem muitas alternativas.
>
> um abraço,

Opa! Obrigado novamente.