[SP-pm] [OT] Sugestão: Raid-1 ou copiar ?

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Wed Dec 15 15:25:26 PST 2010

Em 15-12-2010 21:11, Renato Santos escreveu:
> Hernan,
> ele colocou Off Topic.
>
> Flávio,
>
> IMHO:
> você poderia colocar em RAID-1, pelo motivo que é melhor que seja
> feito pelo hardware do que por um script que, sei lá o porquê, pode
> falhar.
>
> Estes discos de 1TB são discos SATA ou SCSI ?
Estes discos são SATA.
> Se forem SATA, compensa comprar mais alguns e colocar em RAID 1+0,
> apesar que pensando bem, como é um disco para backup, teoricamente
> você não irá querer ler muitos os dados nele, certo?
Sim, serão utilizados somente para backup (extra) dos dados

> E pensando também nessa mesma linha (mas não aconselhando), a copia
> feita via software não iria custar muito, pois um processador de 2.8
> GHz consegue copiar arquivos sem gastar muito processador.
É o que imagino, pois está máquina só ficará disponível para backup

> Agora você tem que estudar como vai fazer o RAID 1,
> você tem uma controladora ou vai ser via BIOS ?
Então, não via a máquinda ainda. Preciso ver a Board dela para ver se
oferece suporte a Raid. Se não for, faço via software mesmo...mas é aí
que tenho medo que possa ocorrer alguma falha....

Obrigado Renato,

Abraço!