[SP-pm] Por que nós não estivemos no Startup Weekend SP ?

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Mon Nov 22 13:43:59 PST 2010

2010/11/22 Lindolfo "Lorn" Rodrigues <lorn.br em gmail.com>

> Não foi essa a impressão que eu quis passar, meu ponto de vista é igual ao
> do Thiago, eu não vejo esse tipo de evento como meio de divulgação da
> linguagem, essa é minha opnião, e queria saber porque deveria pensar
> diferente.

Eu entendi.

E a minha opinião é que não deveríamos tesourar ou desestimular as
iniciativas dos outros só porque a opinião deles é diferente da nossa. Não
sei se você foi estrito ao dizer o "porque deveria pensar diferente", mas
responderei sendo: você não deveria fazer nada que você não achasse certo,
só isso. Vender a linguagem em si (do ponto de vista técnico) não vai dar
certo num lugar desses. Se o Mantovani pensava em falar de hashes e
escalares por lá, ele estava bêbado, fumado, ou drogado. Mas, pode ser que
acha uma oportunidade de falar do Perl não a linguagem, mas sim a idéia - e
parafraseio o Larry Wall: "What is the sound of Perl? Is it not the sound of
a wall that people have stopped banging their heads against?". Lá poderia
ser um lugar bom para se vender a idéia de que computação não *precisa* ser
tão complicado, com tanto sofrimento, atrasos e problemas como é hoje. A
vida poderia ser mais simples, se usássemos uma ferramenta melhor. Você
empreendedor, que quer bater um prego, use este martelo, não aquele alicate!
... algo nessa linha.

Espero que você enxergue a diferença que estou tentando mostrar: não a
linguagem, mas sim as idéias e os conceitos que compõe o ecossistema do Perl
(algo além da linguagem) e que fazem com que essa linguagem (munida desse
ecossistema) seja uma ferramenta *melhor* para ser usada.

Se a gente conseguir convencer alguns empresários disso, te garanto que a
demanda por programadores Perl irá aumentar.

E digo mais: se você falar para mim que isso (que estou dizendo) não é papel
da comunidade Perl fazer, eu não terei como negar isso de bate-pronto. Pode
ser que não seja mesmo, eu não tenho uma opinião completamente formada sobre
esse aspecto da coisa.

> Sobre o Lacuna, eu só o conheci porque o Breno mandou email aqui para a
> lista, mas quem tem o costume de jogar os jogos do facebook deve conhecer
> ele, eu fiz uma conta para ver como era o jogo e tal, e tinha mais de 100
> jogadores conversando em um chat o Eden e o Breno jogou mais do que eu.
> Minha impressão inicial é que o jogo deu certo para o seu meio ( jogadores
> do facebook ) talvez por isso não conhecemos :P

Pois é. Eu acho um pouco difícil que esse perfil (jogadores do facebook)
seja o público-alvo que o Mantovani estava tentando atingir. Do jeito emo
meio newba dele, ele me pareceu estar pensando bem maior que isso.

Agora, mais que tudo isso, eu concordo com o Eden que o Mantovanis se
expressou mal. Se ele queria trazer pessoas para perto dessa idéia, ele como
vendedor é um ótimo programador. Se ele tivesse chamado "pessoal, ninguém
fez nada, nem eu, mas eu não quero deixar isso acontecer novamente nesse
evento no ano que vem, quem se interessa?" talvez ele tivesse obtido uma
resposta mais positiva.

[]s,
AZ