[SP-pm] Por que nós não estivemos no Startup Weekend SP ?

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Mon Nov 22 09:44:10 PST 2010

2010/11/22 Lindolfo "Lorn" Rodrigues <lorn.br em gmail.com>

> Fala Russo,
>
> Na minha pequena curosidade com esse mundo de empreendedorismo, o que eu
> mais vejo são sites prontos que são usados/acessados e etc e publicam sua
> arquitetura dizendo como fez o que recomenda e etc.

Certo. Eu vejo isso como sendo mais um motivo para fazermos o site do grupo
ser duca!

> Acho que essa estrategia do Java não é mais valida, para conseguir grana de
> investidores é necessario no minimo um prototipo funcional, em termos de
> divulgação da linguagem eu acho a iniciativa do Lacuna mais bacana.

"Grana de investidores" - isso com certeza estaria no prato em algum
momento, mas por enquanto eu estava só comendo a saladinha. Eu estava
pensando mais em "formadores de opinião" do que em "venture capitalists"
neste momento. O relato que eu dei não tinha nada a ver com investidores.
Até porque, se o destino da Sun puder ser usado como exemplo, acho que não
deu certo - eles morreram sem grana. Me parece que você presumiu algumas
coisas no meu discursos que eu não disse. Mas o que você disse é válido
mesmo assim, então prossigo:

Beleza, então vamos no envento, e apresentamos o Lacuna para os
empreendedores, formadores de opinião (e eventualmente para os
investidores). Por que não? Às vezes um deles quer montar uma firma de
joguinhos e pode enxergar no Perl uma oportunidade de viabilizar o negócio.

> Aposto que teve gente que ficou "assustado" pelo fato do Lacuna ser em Perl
> e não em alguma outra linguagem de moda e tal.
> Enfim, esse é meu ponto de vista.

Lacuna? Ah é, aquele jogo que foi comentado no YAPC em Fortaleza, e que
pouca gente fora da comunidade Perl conhece? Até o momento eu não vi ninguém
de fora das comunidades comentar sobre esse jogo - mas releve, eu não sou
uma boa referência pois não etou muito envolvido com a vida "gamer". Pode
ser só uma questão de tempo.

Um cara de negócio dificilmente se assustará com o fato de ter sido feito em
Perl. Ele não entende muito disso mesmo, para ele isso parece ser somente
mais um acrônimo daqueles nerds malucos. Mais um. Whatever. Agora, se nós
mostrarmos que, usando ESTE acrônimo ao invés do outro, ele vai ter
programadores mais felizes, mais produtivos, e produzindo código melhor, que
o código vai rodar em várias plataformas - e já faz isso desde guaraná com
rolha, que ele vai conseguir integrar praticametne qualquer coisa, com
qualquer outra coisa, aí sim, isso vai chamar a atenção dele.

A idéia, em um evento desses, não é falar do lado técnico da linguagem, com
certeza que não. Mas sim mostrar a oportunidade de negócio, isto é, teríamos
de ir lá e falar a língua deles, não a nossa. Esse é o desafio. Essa é a
parte que o Mantovani talvez não tenha pensado muito a respeito - até porque
a vivência empresarial dele ainda é um pouco limitada.

Eu acho que deveríamos sim apoiar o Mantovani nessa iniciativa, mas, no
papel de anciões da comunidade, direcioná-lo para obter o melhor proveito da
situação. Lorn, a impressão que deu na sua primeira resposta foi parecida
com: "para de inventar coisas novas que isso não funciona". Eu conheço pouco
de você, Lorn, mas conheço o suficiente para saber que não é assim que você
pensa. Tome cuidado para não passar a mensagem errada para os outros.

Por fim, se os caras novos da comunidade não puderem tentar coisas novas e
loucas, melhor para de tentar fazer captação, e simplesmente enterrar-nos a
nós mesmos, os velhos. (Por exemplo, eu acho ASP com Perl um lixo, quero
mais que a M$ com os seus Windows e o IIS se explodam, mas vamos deixar o
Eduardow fazer as maluquices dele, por que não?). Não tolha as tentativas -
o máximo que pode acontecer com elas é dar errado, mas pelo menos eles
tentaram e, se o Mantovani puder ser usado como exemplo, tenho certeza que
irá aprender lições bem importantes para ele mesmo (e para a comunidade) no
processo.

my $other_two_cents;

Russian

Nuba, vc está por ai? gostaria de saber sua opnião sobre isso :)