[SP-pm] Por que nós não estivemos no Startup Weekend SP ?

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Mon Nov 22 10:02:03 PST 2010

    Alexei> A idéia, em um evento desses, não é falar do lado técnico da
    Alexei> linguagem, com certeza que não. Mas sim mostrar a
    Alexei> oportunidade de negócio, isto é, teríamos de ir lá e falar a
    Alexei> língua deles, não a nossa. Esse é o desafio. Essa é a parte
    Alexei> que o Mantovani talvez não tenha pensado muito a respeito -
    Alexei> até porque a vivência empresarial dele ainda é um pouco
    Alexei> limitada.

Eu concordo que a visão de gerar negócio é primordial, mas acho que o
estilo da reclamação não procede. Sim, "passou o evento X e ninguém fez
nada", inclusive quem reclamou. Se você acha que perdeu uma
oportunidade, toma a iniciativa e vai preparando pra próxima. É assim
que funciona o mundo do software livre. Além disso, como o Lorn falou
bem, tem outros fronts para serem tocados, alguém tem de fabricar os
produtos que vão ser vendidos, não é mesmo? Em particular, eu sabia sim
do evento e até cogitei de ir, mas o meu tempo livre está sendo dedicado
ao planejamento do SPPW e com desenvolvimento de módulos.

    Alexei> Eu acho que deveríamos sim apoiar o Mantovani nessa
    Alexei> iniciativa, mas, no papel de anciões da comunidade,
    Alexei> direcioná-lo para obter o melhor proveito da situação. Lorn,
    Alexei> a impressão que deu na sua primeira resposta foi parecida
    Alexei> com: "para de inventar coisas novas que isso não
    Alexei> funciona". Eu conheço pouco de você, Lorn, mas conheço o
    Alexei> suficiente para saber que não é assim que você pensa. Tome
    Alexei> cuidado para não passar a mensagem errada para os outros.

Sim, mas a atitude certa ao meu ver é falar "ok, perdemos esse evento e
o próximo evento similar é o evento X e eu vou estar a frente da
iniciativa"

> [...]
    Alexei> coisas novas e loucas, melhor para de tentar fazer captação,
    Alexei> e simplesmente enterrar-nos a nós mesmos, os velhos. (Por
    Alexei> exemplo, eu acho ASP com Perl um lixo, quero mais que a M$
    Alexei> com os seus Windows e o IIS se explodam, mas vamos deixar o
    Alexei> Eduardow fazer as maluquices dele, por que não?). Não tolha
    Alexei> as tentativas - o máximo que pode acontecer com elas é dar
    Alexei> errado, mas pelo menos eles tentaram e, se o Mantovani puder
    Alexei> ser usado como exemplo, tenho certeza que irá aprender
    Alexei> lições bem importantes para ele mesmo (e para a comunidade)

Também acho, as pessoas que estão efetivamente fazendo coisas precisam
ser apoiadas incondicionalmente.

--
Eden Cardim
Software Engineer