[SP-pm] mongodb pains

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Fri Oct 8 07:03:07 PDT 2010

Caros,

Complementando,

On Fri, 08 Oct 2010 13:40 +0200, "Otávio Fernandes" <otaviof em gmail.com>
wrote:
> Afinal, o "conhecimento tribal" e "empiricismo" estão de um lado na
> balança e ciência/conceitos formais do outro. Acredito que o
> equilíbrio nesta história é o mais importante, não dá para focar
> somente na "ciência" e esquecer de colocar os conceitos em prática.

Como diz Knuth: a melhor teoria é baseada na prática, e a melhor prática
é baseada na teoria.

Pessoalmente, eu acredito que gente competente é capaz de inovar na
prática, eventualmente passando na frente dos teóricos, e gerando
material para que eles estudem, depois que a poeira abaixar, "o que foi
isso que aconteceu?!?!".

> Formal ou não (chame como quiser), o conceito por trás dos NoSQLs não
> são novidade. A questão é escolher a ferramenta certa para resolver
> cada problema.Não é questão de "sorte" :-).

O método científico não está restrito ao ambiente acadêmico. Se você
sabe o que é "montar um experimento", "isolar variáveis", "identificar
métricas", "testar hipóteses", etc. você pode (e deve) avaliar
empiricamente se uma ferramneta candidata é adequada para as condições
do seu ambiente de produção.

Outro ponto importante, e que na minha opinião é o que no final revela o
cientista da computação pleno (independente da colocação no mercado ou
da formação acadêmica), é ter a capacidade de mergulhar no fonte de uma
ferramenta nova e identificar se os desenvolvedores modelaram o domínio
de forma inteligente, usaram estruturas de dados adequadas, entenderam
os problemas e implementaram os algoritmos pertinentes de forma correta,
o estilo do código é sadio, adotam boas práticas de engenharia de
software, a comunidade em torno do projeto é sadia, o projeto usa de
forma inteligente a stack sobre a qual é contruído (SO, formatos,
protocolos, standards...) e por aí vai.

Enfim: no final, avaliar se o que ele tem em mãos, considerando para uso
em produção, é uma pérola vinda de gente competente ou um pitoco de
bullshit boiando em sua direção propulsionado pelo hype. Quem tem essa
capacidade não precisa esperar o acúmulo de décadas e artigos sobre uma
ferramenta antes de começar a usar, e pode ter a vantagem competitiva de
adotar uma ferramenta antes da concorrência.

Just my $0.02, e os usuais disclaimers: #worksforme, falo apenas por
mim, etc. etc. :)

Abraço,
--
Nuba R. Princigalli  nuba em pauleira.com  http://pauleira.com  @nprincigalli
Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King Crimson