[SP-pm] mongodb pains

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Fri Oct 8 04:40:59 PDT 2010

2010/10/8 Eden Cardim <edencardim em gmail.com>:

> O problema é que falta literatura e fundamentação científica por trás
> da tecnologia para estudar. Só nos resta conhecimento tribal e
> empiricismo, quem vai ser o primeiro a arriscar? Boa sorte...
>
> --
>    Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
>   Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/
>  Shadowcat Systems Ltd.  Want a managed development or deployment platform?
> http://blog.edencardim.com/            http://www.shadowcat.co.uk/servers/

Eden,

O risco faz parte de qualquer projeto, seja ele na base de dados, na
lógica de negócios, escalabilidade, HA, ou em outro lugar. Agora, a
questão entra em como você vai gerenciar o(s) risco(s), acima de tudo.

Eu concordo que não existe muita literatura cientifica focada nos
diversos sabores de NoSQLs que nós vemos por ai hoje, porem, os
conceitos que eles aplicam estão embasados cientificamente, a exemplo
de Graph Processing, MapReduce, Sharding, Message Passing, Actor
Model, Cap Theorem, etc. E outra, estes conceitos também não são
novos, estão ai deste os anos 60/70 na sua maioria!

Quantos projetos focados em tecnologias extremamente conhecidas
(leia-se cientificamente dissecadas) você não viu afundar por ai? Eu
vi muitos, e tenho a certeza de que você também.

Afinal, o "conhecimento tribal" e "empiricismo" estão de um lado na
balança e ciência/conceitos formais do outro. Acredito que o
equilíbrio nesta história é o mais importante, não dá para focar
somente na "ciência" e esquecer de colocar os conceitos em prática.

Formal ou não (chame como quiser), o conceito por trás dos NoSQLs não são
novidade. A questão é escolher a ferramenta certa para resolver cada problema.
Não é questão de "sorte" :-).

Meus dois centavos.

um abraço,

--