[SP-pm] mongodb pains

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Oct 8 07:05:14 PDT 2010

2010/10/8 Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com>:
> Eu concordo que não existe muita literatura cientifica focada nos
> diversos sabores de NoSQLs que nós vemos por ai hoje, porem, os
> conceitos que eles aplicam estão embasados cientificamente, a exemplo
> de Graph Processing, MapReduce, Sharding, Message Passing, Actor
> Model, Cap Theorem, etc. E outra, estes conceitos também não são
> novos, estão ai deste os anos 60/70 na sua maioria!

(Citation Needed)

> Quantos projetos focados em tecnologias extremamente conhecidas
> (leia-se cientificamente dissecadas) você não viu afundar por ai? Eu
> vi muitos, e tenho a certeza de que você também.

(Citation Needed)

> Afinal, o "conhecimento tribal" e "empiricismo" estão de um lado na
> balança e ciência/conceitos formais do outro. Acredito que o
> equilíbrio nesta história é o mais importante, não dá para focar
> somente na "ciência" e esquecer de colocar os conceitos em prática.

Creio que não, a definição de ciência que eu conheço não exclui
experimentação e prática, apenas envolve uma metodologia mais ampla e
bem-definida. O que eu estou vendo acontecer com NoSQL é um efeito
manada, tá todo mundo correndo na mesma direção mas ninguém sabe
porque, é só porque tem outras pessoas correndo também.

> Formal ou não (chame como quiser), o conceito por trás dos NoSQLs não são
> novidade. A questão é escolher a ferramenta certa para resolver cada problema.
> Não é questão de "sorte" :-).

Cartomantes e acupuntura também não são novidade, mas ainda não se
enquadram em ciência e não seriam técnicas que eu utilizaria ou
recomendaria. Tem gente que acredita e gosta de, ao meu ver, jogar
dinheiro fora com essas coisas, tem gente que não. Se você não sabe
porque a ferramenta funciona, você está dependendo de sorte sim. Esse
último caso do foursquare ilustra bem, os caras confiavam tanto no
MongoDB que nem tinha monitoração e até agora ninguém sabe ao certo o
que aconteceu. Ainda bem que foi num brinquedinho e não no avião em
que eu estava voando.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/