[SP-pm] [LA.pm] jobs available, going unfulfilled

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Sat Sep 25 19:59:57 PDT 2010

Em 25-09-2010 22:20, Nilson Santos Figueiredo Jr. escreveu:

> Sabe, eu fui pensar sobre isso e cheguei à conclusão de que nem é
> falta de marketing da comunidade Perl. As outras comunidades nem fazem
> tanto marketing assim.
>
> É mais o contrário, existe um "anti-marketing" de Perl em que todo
> mundo gosta de falar mal da linguagem (conhecendo-a ou não). Perl
> virou tipo o "bobão" da escola que todo mundo vai lá e dá uns
> cascudos, sem motivo e aí ninguém quer ser amigo dele com medo de
> levar uns cascudos juntos. Algo assim.

Concordo em partes. Quanto ao "bobão" da escola sim, principalmente pela
desinformação que há, agora, quem conhece Perl é impossível falar mal !!
A não ser que o cara leu somente o prefácio de um livro Perl e saiu
falando merda por aí.

Cito eu mesmo como exemplo. Estou a poucos meses estudando Perl (quando
dá tempo :p), e estou maravilhado com o que dá pra fazer !!! Mesmo sendo
um iniciante em Perl, procuro informações constantemente sobre a
linguagem. Posso não saber programar ainda, mas dá pra ver o poder desta
linguagem.
Aliás, foi o que conversei com o Thiago Sanches (com que estou fazendo o
curso de Perl) lá no VOL-Day em Bebedouro.
> E sem contar que vira uma self-fulfilling prophecy, porque de tanto
> falaram que Perl estava morto e que não tinha trabalho (o que não era
> verdade) as pessoas começaram a acreditar e virtualmente ninguém
> saindo da universidade agora sabe Perl. Com isso, as vagas de Perl não
> são preenchidas e aí gera a impressão de que "ninguém mais usa Perl"
> na cabeça da gerência e então deve-se partir pra uma tecnologia "mais
> moderna". E aí as vagas realmente acabam sumindo e a linguagem
> morrendo.

Então. É aí que deve entrar a comunidade, principalmente os mais
experientes, ou seja, participar mais de eventos, não só de softwares
livres, mas eventos de tecnologia em geral e demonstrar o poder do Perl,
demonstrando situações reais de uso, trabalhos em produção, "Cases",
projetos, etc.