[SP-pm] [LA.pm] jobs available, going unfulfilled

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Sun Sep 26 08:06:40 PDT 2010

Hey,

Na realidade, o que me chamou mais atenção no artigo não tem nada haver
com o fato do perl ter pouca mão de obra em relação ao mercado de trabalho.

Primeiramente, que dificilmente encontro algum profissional que utiliza
a linguagem perl no seu dia-dia ou como referencia que não esteja
conseguindo evoluir, normalmente como foi comentado na thread por
alguém, isto depende mais da pessoa em si, do que da linguagem. Mas este
não é o ponto.

O meu ponto é que existem hoje uma gama de metodologias ágeis, baseada
em testes, pair programming e etc.. que soa interessante para o mercado
em determinadas situações, ou seja eu vejo que o mercado busca um modelo
"engessado" para que "toque" o teu projeto.

O problema que na pratica, o ROI (Retorno de investimento) pode ter o
efeito contrario quando o RH busca apenas características baseadas em
metodologias e conhecimento de sintaxe.

Quando o RH adiciona informações de conhecimento, e discrimina melhor as
necessidades técnicas do profissional que ela deseja, eu visualizo que é
sempre comum "faltar mão de obra" independente da linguagem - isto é
bom, teu preço esta aumentando -.

Você anunciar que busca um profissional que "programe em uma determinada
linguagem" é tão superficial que isto torna o processo falho na minha
opinião, como buscar profissionais que "programem de forma ágil, baseado
em TDD, e etc, etc...".

Eu vejo casos de sucesso onde o próprio RH tem uma medição mais
profunda, onde envolve não só programar em determinada linguagem, ou
mesmo com determinada metodologia, mas sim com pontos  no qual estão
relacionado ao comportamento, modo de trabalho em equipe, cultura e etc
por exemplo..

Não estou dizendo que experiências técnicas não são contabilizadas, elas
são sim - talvez, sempre sejam as consequências - . Mas provavelmente
você terá um currículo melhor, dependendo mais de si próprio em relação
as realizações do que 'dizer que sabe' determinada linguagem ou metodologia.

Enfim, ter conhecimento de metodologias, sintaxe de linguagens é muito
bom, mas não é ótimo. E isto também deve servir para o recrutador,
buscar por metodologias e conhecimento de sintaxe será um chute se ele
irá empregar um desenvolvedor corretamente, porém se ele buscar por
conhecimentos em detalhes técnicos (baseado na necessidade do trabalho),
comportamento e etc na minha opinião haverá mais sucesso.

Vamos dar um exemplo, com tudo que o mundo do software livre pode
oferecer... um profissional reclamar de emprego, sem ter uma referencia
de código aberto, documentos escritos e etc para "mostrar" já é um sinal
de preguiça, falta de determinação e vontade - Como em experiências, se
você não é tão conectado ao mundo de software livre é o mesmo que
acontece no mercado, ou seja você provavelmente irá conseguir um emprego
melhor dependendo da sua experiência atual ou uma indicação -.

Talvez, este sintomas façam com que você não tenha nenhum rendimento
dentro da sua empresa, já por estes requisitos... Um RH com conhecimento
maior sobre nossa área ou mais experiente, saberia distinguir isto de
forma trivial IMHO.

Nesta lista mesmo, há vários casos de desenvolvedores que começaram a
ter destaque e foram contratados por empresas estrangeiras. Alias,
talvez a maioria dos usuários ativos desta lista trabalham para empresas
estrangeiras - tem sempre alguém olhando para você -.

Enfim, o mercado me parece razoável para quem é bom, mas me parece ótimo
para quem é ótimo.

Em relação a divulgação da linguagem, eu concordo em partes, existem
alguns motivos que me fazem pensar se realmente isto é absolutamente
essencial - não que não apoie a divulgação da linguagem, pelo contrario,
o ponto aqui é outro ... -, que isto irá fazer com o que rio faça uma
curva diferente...

Posso estar engando, mas o mercado do Perl *hoje* não esta para websites
baseados em formulários simples como os programadores de PHP e outras
estão vivenciando, é muito fácil ir em um evento e o pessoal ficar
debatendo sobre "a página com o formulário de contato para empresa", ou
"uma busca simples em catalogo de preços de uma determinada loja".

Pelo menos no meu uso e o que vivencio observando de outros membros da
comunidade, Perl é uma linguagem para ambientes mais complexos do que
ambientes triviais, e isto já gera uma grande diferença para o chamado
"marketing da linguagem".

ATENÇÃO: Esta é minha visão apenas.. :-D

Meus centavos,
-Thiago Rondon