[SP-pm] [LA.pm] jobs available, going unfulfilled

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Sat Sep 25 18:20:26 PDT 2010

2010/9/24 Marcio Ferreira <marciodesouzaferreira at gmail.com>:
> Talvez pela falta de *marketing* da linguagem nos últimos anos, e a
> evidência de outras tecnologias *similares* - PHP, RoR, Python - colaboraram
> para essa queda no número de programadores experientes em Perl.

Sabe, eu fui pensar sobre isso e cheguei à conclusão de que nem é
falta de marketing da comunidade Perl. As outras comunidades nem fazem
tanto marketing assim.

É mais o contrário, existe um "anti-marketing" de Perl em que todo
mundo gosta de falar mal da linguagem (conhecendo-a ou não). Perl
virou tipo o "bobão" da escola que todo mundo vai lá e dá uns
cascudos, sem motivo e aí ninguém quer ser amigo dele com medo de
levar uns cascudos juntos. Algo assim.

E sem contar que vira uma self-fulfilling prophecy, porque de tanto
falaram que Perl estava morto e que não tinha trabalho (o que não era
verdade) as pessoas começaram a acreditar e virtualmente ninguém
saindo da universidade agora sabe Perl. Com isso, as vagas de Perl não
são preenchidas e aí gera a impressão de que "ninguém mais usa Perl"
na cabeça da gerência e então deve-se partir pra uma tecnologia "mais
moderna". E aí as vagas realmente acabam sumindo e a linguagem
morrendo.

Fora da comunidade Perl, Perl é visto como o COBOL das linguagens
dinâmicas. E ninguém aqui quer ser desenvolvedor COBOL, por mais que
pague bem, não é? Garanto que a maioria vai concordar com isso, mesmo
sem nunca ter visto uma linha de código em COBOL. É complicado...

-Nilson