[SP-pm] [LA.pm] jobs available, going unfulfilled

"Flávio R. Lopes" flavio.lopes at links.inf.br
Sat Sep 25 11:54:30 PDT 2010

Olá Solli.
Eu credito este "desinteresse" em Perl devido a alguns fatores (sob meu
ponto de vista, que pode estar errado!):

- Pouca divulgação da linguagem.

- Muita gente acha que Perl é só para Sysadmin do mundo *NIX (ou que só
pode ser usado nele!)

- Muita gente acha que Perl é uma linguagem ultrapassada.

- Que o Perl é *muito* difícil. (como já ouvi falar muito por aí!)

- Livros com publicações relativamente antigas. Por exemplo o "Learning
Perl" que a última publicação dele é em Junho/2008.
Não que não funcionam os códigos, mas é que existem formas melhores de
se fazer. Este artigo exemplifica melhor o que quero dizer:
http://web.archiveorange.com/archive/v/QoA1q8CljQUMOkXGAXAH

- Livros/Materiais bons praticamente só em inglês. Quer queiram, quer
não, isto acaba influenciando e muito na escolha e/ou uso da linguagem
de programação. Quantas pessoas vocês conhecem que não querem aprender
inglês, que odeiam, que acham que não precisa, etc. Por exemplo, outras
linguagens como PHP tem uma porrada de materiais em português...

- Falta lugares que ofereçam cursos e treinamentos (de qualidade).

E aqui na SPPM, um fator que as vezes acaba afugentando o pessoal é que
muitas vezes os mais experiente dão muita porrada nos novatos. Claro,
não que tenha que "ficar pegando na mãozinha". Tem que correr atrás sim
se quiser aprender, mas também acredito que muitas vezes as coisas
poderiam se colocadas de outra forma o que pouparia muita discussão
inútil e trolls. Muitas vezes vi gente aqui tomando posições arrogantes
e com ar de supremacia. Penso eu que não é desta forma que irá atrair
novos programadores e promover a linguagem.
Não sei se isto é bem uma crítica, mas acredito que dá para ser mais
maleável...sem deixar cair o nível da lista.

Como sugestão:
- Publicação de (bons) livros em português. Pois acredito que tem muita
gente com nível aqui para publicar um bom livro. Talvez o maior
empecílio seja a falta de tempo.
- Divulgação da linguagem nos eventos com a apresentação de "Casos de
sucesso", mostar trabalhos feitos em Perl, tanto a nível de Brasil
quando no exterior. Em outras palavras, fazer o marketing mesmo!!!
- Oferecer treinamento.

Me disponho a colaborar no que for possível.

Abraço,
Flávio