[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Wed Sep 22 05:05:55 PDT 2010

Ramon

> A primeira delas, se refere basicamente a utilização da mesma em um modo
> geral. No site do Perl Brasil por exemplo, temos uma definição  de que o
> perl é usado para diversas coisas. Porem gostaria de saber no que ele é mais
> utilizado hoje, cheguei a ler em alguns lugares que é muito utilizado para
> tratamento de Expressões Regulares, criação de spiders e utilizada para
> otimizar tarefas no Linux por administradores de sistemas.

No Brasil, a informação que eu tenho( embora bem superficial ), é que Perl é
utilizado mais na área de infra-estrutura dando suporte aos 'sys admins'.
Quem domina o mercado web ainda é Java e PHP e, embora eu não tenha dados
estatísticos para sustentar o que estou falando, conheço algumas pessoas na
área de RH, e considero que são uma boa referência. Mas o ideal mesmo seria
iniciar um trabalho mais sério sobre isso para afirmar com certeza.

Ruby ganhou algum espaço por aqui, mas a impressão que eu tenho é que é mais
uma dessas 'modinhas', e não tenho tanta perspectiva em relação a essa
linguagem. Mas é claro, eu já me enganei antes!!! Sugiro que você procure
pesquisas a respeito, e de fontes respeitáveis, de preferência.

Falando nisso, o que acham de um projeto que gera dados sobre essas coisas
começar a rolar na comunidade? Não é a primeira vez que vejo esse tipo de
dúvida por aqui, o que acham?

> Sobre aplicações web, é vantajoso utilizar o perl para aplicações web? Com
> o cloud computing, o perl terá espaço contra php, asp.net, ruby, etc?

Não sei o suficiente sobre cloud computing para responder exatamente o que
você quer. Mesmo porque para mim ainda não parece claro para as pessoas
sobre o que é realmente cloud computing. O que eu sei é que Perl sempre teve
uma boa imagem entre sysadmins e profissionais de infraestrutura( arquitetos
de rede, administradores de servidores, etc. ), e isso é bastante exigido em
cloud pelo nível de complexidade das implementações de infra e software.
Então acho que Perl ainda pode ganhar muito espaço em relação a 'cloud
computing'.

> Sobre o mercado de trabalho, há bastante vagas? Faixa salarial?

Novamente, tem muito mercado para quem trabalha na área de infra, redes e
administração. No Brasil não tem muita vaga para quem trabalha com
desenvolvimento para a web, com exceção da área acadêmica( principalmente em
bioinfo ). Eu sei disso porque estou sempre 'xeretando' vagas por aí,
converso com algumas pessoas da áre de RH que sempre ficam sem saber o que
me responder, pois normalmente a procura por profissionais que desenvolvem
para web trabalham com Java ou em PHP, então realmente é muito complicado
tanto para quem precisa recrutar profissionais que desenvolvem em Perl,
quanto para quem procura trabalhos diferentes da área de administração e
infraestrutura, e usam Perl para isso.

Sobre faixa salarial, eu concordo com o Éden em afirmar que
proporcionalmente, o profissional que desenvolve em Perl acaba ganhando mais
que o profissional de PHP, mas eu acho que isso não se deve apenas ao fato
do melhor preparo de um profissional Perl que, a princípio, é mais exigido
pela comunidade Perl, do que um profissional de outras linguagens, mas pela
própria experiência profissional. Normalmente o pessoal que trabalha com
Perl tem uma faixa etária maior, e quase sempre isso significa mais
experiência como profissional.

> Enfim, creio que seja isso, espero não estar incomodando o pessoal =x e
> agradeço desde já.

De forma alguma! É importante discutir tudo que é de interesse comum. Sempre
abrimos portas para isso, então nós deveríamos agradecer.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl