[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

thiagoglauco at ticursos.net thiagoglauco at ticursos.net
Wed Sep 22 05:57:11 PDT 2010

Caros,
Grandes empresas nacionais e internacionais usam Perl. Eu já dei
treinamento na Petrobras e para BVMF (antiga bovespa). Sei que usam
muito em empresas de telecom, OI, telefonica, etc... e de
infra-estrutura: IG, Hostgator... como disse o Carneiro, coisas de
sysadmin.
É vantajoso usar para web: Sim, tanto que o PHP é baseado nas
características Web do Perl. O mod_asp que permite programação em ASP
no Apache é, na verdade um programa em Perl.

Mercado de trabalho:Eu costumo pesquisar para mandar para alunos as
vagas de mercado no país. Raramente eu vejo uma vaga "Procura-se
programador Perl" (no Brasil, vejo muito na Europa) mas vejo:
Programador Web, requsitos: PHP, ASP, Perl... Analista Unix: ...Shell
Script, Perl,...; Desenvolvedor de Sistemas: C, C++, Perl.. Claro que
isso vem da minha experiência, não tenho nenhum embasamento científico
para isso; Normalmente são vagas que pagam mais, pois são
profissionais experiêntes e com conhecimento em mais de uma área, o o
Perl permite programação em diversas áreas do conhecimento, como
ciência (projeto genoma usou Perl), sysadmin, gerencia de redes, web,
etc. Eu sei também que cada vez empresas vem adotando a filosofia
opensource, e hoje, no Brasil, todo o site da Globo.com é feito com
linguagens open source, embora não possa especificar as linguagens.

O Perl, o C entre outras não são modismos.São linguagens que
sobrevivem por décadas por que são linguagens feitas por programadores
para programadores e que resolvem problemas de programadores...
Diferente, por exemplo do Pascal e do Basic que foram linguagens
feitas para estudantes, ou do Visual Basic e das .Net da vida que são
linguagens feitas para que qualquer um, mesmo sem conhecimentos
devidos possa programar. Consequência disso: Queda do valor da mão de
obra. Um profissional open-source ganha, em média, até 30% a mais que
um profissional de sistemas Microsoft.

Expressões Regulares: Até outras linguagens utilizam o engenho do
Perl. A Oracle recentemente implantou o engenho do Perl em seus
sistemas.

Espero ter ajudado.