[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Tue Sep 21 18:19:09 PDT 2010

2010/9/21 Ramon Almeida <allmeida.contato em gmail.com>:
> [...]
> ano que vem pretendo entrar no mercado de trabalho como desenvolvedor me
> "bateu" algumas duvidas se devo ou não continuar com o perl...
>
> A primeira delas, se refere basicamente a utilização da mesma em um modo
> geral. No site do Perl Brasil por exemplo, temos uma definição  de que o
> perl é usado para diversas coisas. Porem gostaria de saber no que ele é mais
> utilizado hoje, cheguei a ler em alguns lugares que é muito utilizado para
> tratamento de Expressões Regulares, criação de spiders e utilizada para
> otimizar tarefas no Linux por administradores de sistemas.

Perl geralmente é referência em termos de análise de texto em geral.
Perl também é amplamente utilizado em aplicações científicas como
bioinformática e geoprocessamento. Perl também é vastamente utilizado
para desenvolvimento web, inclusive eu trabalho exclusivamente com
consultoria nessa área utilizando perl.

> Sobre aplicações web, é vantajoso utilizar o perl para aplicações web? Com o
> cloud computing, o perl terá espaço contra php, asp.net, ruby, etc?

Ao meu ver, as únicas linguagens que tendem a ganhar espaço em termos
de cloud computing são as linguagens funcionais.

> Sobre o mercado de trabalho, há bastante vagas? Faixa salarial?

Em geral tem menos vagas do que PHP e Ruby, mas também tem menos
competição. E o que eu tenho observado sobre faixa salarial é de que
desenvolvedores perl tendem a ganhar mais pela mesma função do que
programadores php/asp porque tendem a serem mais bem-preparados (a
comunidade perl é bastante exigente nesse aspecto). Porém, como eu
disse antes, nada disso é fato, é só a minha impressão, baseada na
minha experiência pessoal.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/