[SP-pm] [OT] MySQL em ambiente redundante !?

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Mon Jun 21 03:28:06 PDT 2010

On 06/18/2010 08:09 PM, Solli Honorio wrote:
> Estou iniciando um projeto que surgiu uma dúvida sobre a
> infra-estrutura de MySQL. Como não tenho experiência neste ambiente
> resolvi abusar de vocês, na verdade eu iria conversar com alguns
> amigos (que espero que respondam neste post) mas achei que seria
> interessante compartilhar isto com todos.
>
> Neste projeto terá 2 servidores de banco de dados, configurado com
> Linux Debian (o melhor é claro para os meus clientes) com MySql
> Community (infelizmente não consegui o melhor em tudo). Neste momento
> estou pesquisando em como fazer um HA para este ambiente de BD.

Defina "HA". Alta Disponibilidade de que, exatamente?

> A minha primeira alternativa é ter um ambiente Ativo-Passivo com o
> DRBD. Esta opção é simple e não tenho dúvida alguma sobre ela !!!

Você conhece o MMM (aka "Multi Master Replication Manager for MySQL")?

http://mysql-mmm.org/

Dependendo das suas exigências de durabilidade, eu recomendo você dar
uma espiada e ver se isso pode ajudar.

> A minha segunda alternativa que estou pensando é utilizar um
> file-system GFS e configurar o DRBD para ter um Ativo-Ativo. Não
> conheço o MySql, mas os meus conhecimentos de DB me diz que isto tem
> uma enorme possibilidade de dar merda !!!

Eu já brinquei com isso, não vale a dor-de-cabeça. Pode riscar da lista.

> A a terceira opção que descobri agora a pouco (pq eu achava que só
> tinha versão paga do cluster) é utilizar o MySQL Cluster. Nunca
> utilizei isto, alguém sabe me dizer se vale a pena eu estudar sobre
> isto ?

Nem pense nisso. Esta coisa é cheia de problemas, não se comporta como
uma base de dados, está mais para um concorrente "pobre" do CouchDB ou
coisa parecida; além disso, ela não escala (você é obrigado a manter
todos os seus dados em memória o tempo todo) e tem sérias limitações no
número de nodes num cluster (pelo menos, para o tipo de aplicação que eu
tive até agora).

Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,