[SP-pm] [OT] MySQL em ambiente redundante !?

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Sat Jun 19 01:51:24 PDT 2010

2010/6/18 Solli Honorio <shonorio em gmail.com>:
> Pessoal,
>
> Estou iniciando um projeto que surgiu uma dúvida sobre a infra-estrutura de
> MySQL. Como não tenho experiência neste ambiente resolvi abusar de vocês, na
> verdade eu iria conversar com alguns amigos (que espero que respondam neste
> post) mas achei que seria interessante compartilhar isto com todos.
>
> Neste projeto terá 2 servidores de banco de dados, configurado com Linux
> Debian (o melhor é claro para os meus clientes) com MySql Community
> (infelizmente não consegui o melhor em tudo). Neste momento estou
> [...]

Solli,

Eu já vi alguns setups de MySQL. Sinceramente, no seu lugar eu não faria algo
nada muto complexo, apesar de haver a possibilidade para isso.

Minha sugestão é: setup de master-slave tradicional, com um heart-beat entre
eles. Porem, o heart-beat não pode atrelar o IP de volta para a primeira
máquina (o antigo master) quando ela estiver no ar novamente, afim de não
quebrar a replicação, então, você vai ter que tomar cuidado neste ponto mas é
simples.

Porem, você não nos disse qual o tamanho desta aplicação. Um setup comum de
master-slave seria o suficiente?

um abraço,

--
Otávio Fernandes