[SP-pm] [OT] NoSQL

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sun Jun 6 10:15:16 PDT 2010

On 06/06/2010 05:12 AM, Andre Carneiro wrote:
> O 'BETAMAX' seria o Postgres? Na empresa que eu trabalho a tendência
>  está sendo migrar para o MySQL, e o motivo para a escolha do MySQL,
>  segundo o DBA( que é fã de Postgres, inclusive ), é, principalmente,
>  desempenho. Mesmo utilizando InnoDB o desempenho fronte ao Postgres
>  parece ser bem superior( ainda segundo o DBA ).

O problema é de compreensão. A tendência é pensar que o Pg é menos
eficiente, mas o trade-off que acontece é diferente. O Pg privilegia
consistencia e durabilidade, e o MySQL privilegia durabilidade e
disponibilidade. (alguém me corrija se isso não for exatamente o que eu
deveria dizer aqui, por favor)

Quer dizer: o Pg é sim mais lento, mas se você não entender a razão, vai
fazer a escolha errada.

> Eu não tenhog informações utilizando benchmark, mas o fato é que a
> parte que já passaram para o MySQL, e realmente funciona bem rápido
> mesmo, principalmente pelo fato da base estar em cluster.
>
> Mas é melhor que eu leia mais sobre o assunto...

"Em cluster"? Quer dizer que estão fazendo comparações com hardware
diferente? :) Bom, assim é covardia...

Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,