[SP-pm] [OT] NoSQL

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Sat Jun 5 20:12:43 PDT 2010

Em 5 de junho de 2010 15:11, Luis Motta Campos
<luismottacampos at yahoo.co.uk>escreveu:

> [...]
> Query Optimizer (não apenas o Oracle, mas outros) ganharam otimizações
> para transformar cláusulas "where" em "join" implícito.
>
> Mas é importante saber que JOIN oferece mais possibilidades do que
> cláusulas WHERE. Um DBA que não usa JOIN frequentemente pode estar
> apagando muito incêndio, mas um DBA que não conhece JOIN é certamente
> embrulhão.
>
> E sim, eu continuo reclamando do MySQL, André. É a repetição do caso
> clássico do VHS contra o BETAMAX. O "outro" padrão era muito melhor, mas
> o mercado faz coisas que a gente nem sempre compreende...

O 'BETAMAX' seria o Postgres? Na empresa que eu trabalho a tendência está
sendo migrar para o MySQL, e o motivo para a escolha do MySQL, segundo o
DBA( que é fã de Postgres, inclusive ), é, principalmente, desempenho. Mesmo
utilizando InnoDB o desempenho fronte ao Postgres parece ser bem superior(
ainda segundo o DBA ). Eu não tenho informações utilizando benchmark, mas o
fato é que a parte que já passaram para o MySQL, e realmente funciona bem
rápido mesmo, principalmente pelo fato da base estar em cluster.

Mas é melhor que eu leia mais sobre o assunto...

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780