[SP-pm] [OT] NoSQL

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Wed Jun 2 09:02:31 PDT 2010

Caros,

Do que eu pesquisei recentemente nesse espaço de KV-store o player posicionado
mais proximo do memcached é o Redis.

E aproveitando para alfinetar, era "No SQL" mesmo e "Not Only SQL" é retcon
(retroactive continuity) pra conter os danos. Tem varios blog posts sobre isso
e ate o posicionamento dos spin doctors autores do termo, reconhecendo a visao
curta de se definirem por negacao (e com isso atrairem para o seu "movimento"
todo um bestiario nao esperado de coisas que, por nao usarem SQL, tecnicamente
pertencem ao NoSQL).

Acho que a melhor coisa que a gente faz eh jogar fora esse termo cheio de buzz
(e bull) e conversar usando nomes que expressam com propriedade o que esta
sendo feito: kv-stores, document dbs, big-table clones e graph dbs. Um viva
para o maluco, que postou esse wrapup! Agora que esta todo mundo esclarecido,
quem falar NoSQL vai ter que pagar prenda no yapc::brasil 2010 em fortaleza! :)

Outra coisa que o Redis me lembrou: ele foi uma das ultimas aquisicoes da
VMware, as outras: RabbitMQ e GemStone (quem ja brincou com seaside ja deve ter
ouvido falar). E no google IO esse pessoal anunciou que estao trabalhando na
compatibilidade com o GAE. Os caras estao agressivos e fazendo umas apostas
muito interessantes, acho que vale a pena acompanhar.

Abraco,

Nuba