[SP-pm] [OT] NoSQL

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Wed Jun 2 05:40:01 PDT 2010

> Até hoje, tudo que eu já vi contra NoSQL veio de DBAs com medo de
> perder seu emprego (ou algo análogo, como pesquisadores da área
> envolvidos estritamente em projetos relacionais, etc). Seria
> interessante algum contra-argumento consistente.

Tenho lido alguma coisa e conversado com DBAs que eu conheço sobre NoSQL, e
não acho que esse seja o caso. O medo de mudar existe com certeza, como
sempre na história da humanidade, mas não de 'perder o emprego'... Isso só
rola com pessoas medíocres e preguiçosas( como vc mesmo mencionou ).  De
repente é um 'bom motivo' para mudar que esteja faltando. O modelo
relacional está aí a bastante tempo, e é muito bom para boa parte dos
problemas. Talvez concentrar nos problemas em que os RDBMS não são bons seja
uma boa propaganda para NoSQL .

O Memcached é um bom exemplo disso. Uma boa aplicação de NoSQL para resolver
problemas que o RDBMS não resolvem bem. Mas provavelmente não deve ser bom
para resolver problemas em que os dados tem dependência muito forte(isso os
RDBMS resolvem muito bem)...

Soluções diferentes para problemas diferentes?!?

Meus dois centavos...

Cheers!

> -Nilson

André Garcia Carneiro