[SP-pm] [OT] NoSQL

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Jun 2 05:23:27 PDT 2010

2010/6/2 Luis Motta Campos <luismottacampos at yahoo.co.uk>:
> Eu vejo rebeldia e desejo de mudança da parte de quem cria uma base de
> dados alternativa, mas também vejo muita coisa estranha. Por exemplo, o
> Solli estes dias apontou para o VoltDB, e eu comecei a ler os papers,
> achando que estava interessante. Até que eu me deparei com uma coisa
> muito estranha: o VoltDB se propoe a ser ACID-compliant num modelo de
> cluster shared-nothing (bom, neste caso, não dá para garantir a
> durabilidade das transações, o "D" do ACID). Eu parei de ler ali.

Você tem certeza que um "modelo de cluster shared-nothing" significa o
que você acha que significa?
Se possível, eu gostaria de explicação de porque, neste modelo, não dá
pra garantir a durabilidade. Eu não consigo ver nenhum empecilho na
arquitetura proposta, mas talvez minha visão esteja meio míope hoje.

Aqui está o white paper, caso você queira uma referência autoritativa:
https://voltdb.com/_pdf/VoltDBTechnicalOverviewWhitePaper.pdf

Até hoje, tudo que eu já vi contra NoSQL veio de DBAs com medo de
perder seu emprego (ou algo análogo, como pesquisadores da área
envolvidos estritamente em projetos relacionais, etc). Seria
interessante algum contra-argumento consistente.

-Nilson