[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Fri May 28 01:39:44 PDT 2010

> Eu sei que existem todos estes números, sei como funciona... Mas, o problema
> é que este modelo não encaixa com o nosso, pelo o que coloquei aí em cima.
> Sinceramente, comparar o Perl Foundation, o FISL, ou qualquer outro
> evento/entidade do tipo não faz ainda sentido para mim. Eles não estão no
> mesmo grupo de eventos/comunidade o que estamos propondo.

Eu dei dois exemplos: YAPC::Europe e FISL.

É claro que o nosso caso é diferente, mas acho positivo olhar como
eventos profissionais são organizados.

> Enfim, na minha opnião o FISL não tem absultamente nada haver com o que
> estamos planejamento, não existe sequer uma semelhança.

Existem pelo menos dois pontos que podem ser semelhantes:

1) Empresas pagam por cotas de patrocínio. O evento não funciona na
base do escambo.
2) Participantes pagam inscrições. Isso permite viabilizar não só o
evento, como o próximo.

> Aqui em São Paulo, temos alguns eventos de comunidades com 150, 200, 300
> pessoas participando gratuitamente, sem uma entidade e fazendo muito mais
> "barulho" que nós... eu me "espelho" nestes eventos, eu só colocaria o Ruby
> Submit fora deste grupo, pois tem uma empresa por trás lucrando com o
> projeto e cobrando uma bala para poder participar. E na boa, um dos meus
> objetivos e acredito que dá maioria aqui é efetuar um evento da comunidade
> para comunidade, não é lucrar.. é trazer visibilidade ... trazer
> conteúdo.... e etc, etc...

Quem falou em lucro? O objetivamente não é definitivamente lucrar, mas
reinvestir na comunidade, para trazer visibilidade, conteúdo, etc.

> Enfim, eu acredito muito que podemos fazer muito, sem ter uma ***** de
> entidade. :-)

Leia meus emails novamente -- não falei em nenhum momento que
precisamos de uma ***** de entidade. :-)

> O que precisamos, é partindo deste ponto: existe alguma maneira de conseguir
> prospectar patrocínio ? Se for para cobrar, existe alguma empresa que poder
> intermediar isto (como o russo mandou, a sucesu-sp) ?

Pois é, essas são as questões importantes.

> Enfim, vamos tentar ser mais prático, tentar resolver as oportunidades (e
> não problemas) que temos de forma mais ágil, indicando o caminho e a solução
> juntos, vamos andar mais rápidos.

Concordo plenamente.

E, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido.

[]s

Nelson