[SP-pm] O SPPM e a lei (was Re: São Paulo Perl Workshop - O evento será gravado ?)

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Wed May 26 11:23:30 PDT 2010

Em 26/05/10 09:36, Luis Motta Campos escreveu:

> A minha experiência é que uma empresa e uma associação, do ponto de
> vista de manutenção contábil e custos fixos, custa aproximadamente a
> mesma coisa. As diferenças começam a aparecer nos impostos cobrados
> sobre faturamento e sobre ponto comercial (dos quais uma associação é
> teoricamente isenta).
>
> Espero que isso te ajude a ter uma noção dos custos. Outras pessoas aqui
> certamente tem uma idéia mais precisa do que a minha e podem te informar
> melhor.

Geovanny,

Este é um assunto recorrente. Mas vamos lá.

Eu não consigo visualizar necessidade alguma em abrir uma entidade como
associação neste momento para o grupo, por alguns motivos:

1 - Não existe motivo financeiro concreto, nunca foi oferecida uma
proposta formal ou uma negociação em relação a doação de dinheiro para a
comunidade, assim que existir podemos discutir se a formalização será
benéfica para comunidade ou será "gasto" para manutenção da mesma, sem
nenhum lucro.

2 - O ecossistema da comunidade é outra, e acredito que nos estamos
trabalhando para que isto melhore cada vez mais, buscando empresas que
ofereçam patrocínio sem exigir uma formalidade, ou melhor, que elas
efetuem as doações diretamente sem a necessidade de termos que
intermediar isto via dinheiro.

Exemplo.:
* Se precisamos de um sala, vamos atrás de uma empresa que nos ofereça
uma sala para o evento.
* Se precisamos de um banner, vamos atrás de uma empresa que nos ofereça
o banner diretamente.
* Se vamos precisar de camisetas, vamos direto ao produto, e não atrás
de quem faça a doação do dinheiro e então vamos efetuar a compra.

Ou seja, não existe *hoje* a necessidade de intermediar pela baixa
utilização de recursos.

Para que isto melhore precisamos que *todos aqui* façam *sua parte*.
Todos prospectem empresas que se enquadrem na nossa atual realidade para
nos apoiar quando for preciso e vice-versa, e na realidade este é o
melhor ambiente alias... Estaremos economizando muitos recursos com este
modelo e talvez liquidando todas as nossas necessidades.

**Porém**, é de conhecimento de todos que sempre existem gastos extras
que é para o beneficio de todos, como por exemplos a passagem e
hospedagem do Tomas Doran que estará neste evento, e para motivos como
este criamos a VAQUINHA, para poder trazer um beneficio conjunto para
todos. Por isto, a melhor ajuda hoje para comunidade é com a vaquinha,
pois assim teremos um ecossistema de necessidade de gasto. ;-) E quem
sabe mais para frente vá justificar a existência de uma entidade
formalizada ?

O que adianta juntarmos pouco mais de R$ 1.000,00 na vaquinha ? Imagina,
isto provavelmente seria o custo para manter a entidade aberta por um
mês, em 12 meses esta conta financeira não seria benéfica para nós.
Poderiamos utilizar esta quantia para trazer desenvolvedores para o
próximo ano e efetuar o evento do mesmo modo e contar com a ajuda que os
membros da comunidade prospectaram para nos apoiarem com local, e etc.

Trabalho desnecessário, gastos desnecessários (impostos, contador, e
etc), e etc, etc...

Do que adianta ser formal, sem benefícios práticos ?

*Conclusão*

A matemática financeira não será compatível com o nosso atual ambiente,
não há por que gastar hoje com a manutenção de uma entidade, se ainda
nem possuímos necessidades concretas para tal.

Necessidades seriam ter um custo maior do que um evento tem por ano. Não
há vantagem alguma em ter uma entidade que irá receber a maior porção
para pagar os seus próprios custos. Ou seja, uma entidade não é
resolução dos nossos problemas hoje, nossos problemas podem ser
resolvidos com empresas nos apoiando e os membros comprometidos com a
vaquinha. :-)

Mas, quero reforçar: este é o cenário que visualizo hoje, e que em um
futuro isto possa mudar, por todos os motivos que já listei.

Gostaria da opinião de vocês!

Atenciosamente,
-Thiago Rondon