[SP-pm] [OFF-TOPIC] Empresas que usam perl e a disponibilidade de profissionais

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Thu May 20 08:28:17 PDT 2010

2010/5/20 Khaoz <giulianisanches at gmail.com>:
> Hoje pela manhã estava discutindo com um colega o fato de ser
> empregado ou abrir empresa orientada a negócios online, quando o
> assunto tecnologias usadas entrou no meio, afirmei que apesar de não
> dominar o perl/catalyst estudava e investiria nele em um negócio
> próprio, quando ele fez a afirmação:
>
> "Se tu quer algo nessa área, investe em PHP. Disponibilidade de
> hospedagem a preços baixos e profissionais com uma certa abundância."
>
> E realmente o que ele fala tem um certo fundamento.

Bom, vamos aos fatos: hospedagem para qualquer aplicativo / site web
que tenha um mínimo de sucesso vai ser mais ou menos o mesmo custo.
Se seu site em PHP começar a fazer sucesso, seu shared hosting de 2
dólares por mês não vai agüentar mais e vai te expulsar (já vi isso
acontecendo várias vezes).

Um shared hosting mais "parrudo" como o Dreamhost custa $9.99 por mês
e é suficiente para rodar uma aplicação Perl de baixo tráfego. Se
menos de 20 reais por mês for um custo caro, realmente é complicado e
você deveria rever os seus conceitos.

> Conheço várias empresas onde o modelo de negócio gira todo em torno do
> php (para não citar java também) e elas faturam bem e conseguem
> profissionais facilmente. A questão desse profissional ter qualidade
> ou não, não representa problema pois a curva de aprendizado do php é
> mais curta do que o perl/catalyst (eu acho, ao menos), apesar do
> resultado final ser melhor.

Depende. É fácil aprender a "fazer alguma coisa em PHP", do mesmo
jeito que é fácil aprender a "fazer um CGI tosco" em Perl. PHP é um
pouco mais fácil, admito.
Contudo, fazer uma *boa aplicação* tem o mesmo nível de aprendizado,
se não for mais trabalhoso em PHP, porque lá, a linguagem trabalha
CONTRA você em certos aspectos (4324242 funções globais, por exemplo).

> [...]
> perl é de alguém procurando emprego mas a minha questão é, como vocês,
> donos de empresa lidam com a situação. Direciono a pergunta
> principalmente, mas não exclusivamente, ao Thiago e ao Geovanny, que
> acredito ser o proprietário da Eutsiv, que são as duas empresas que
> sei que usam perl nos seus empreendimentos. Como esta a questão de
> localizar, contratar e treinar profissionais. Vocês tem colhido bons
> frutos ? Eu estou enganado e existe disponibilidade de profissional ?
> A questão de valores de infraestrutura é empecilho em algum situação ?

Eu não sou um empresário (ainda?) mais a minha opinião é a seguinte:
realmente existe uma falta de profissionais já treinados em Perl para
pequenas empresas emergentes por aqui. Contudo, esse ângulo de visão é
equivocado. Se você contratar um profissional de qualidade, com um
pequeno nível de treinamento, ele já vai conseguir ser produtivo. Essa
idéia difundida por aqui que você já tem que "entrar sabendo" as
tecnologias é muito errada, no meu ponto de vista. As melhores
empresas que eu conheço e que contratam profissionais do nível
"junior" não se importavam tanto com o que a pessoa já sabia, mais com
uma demonstração de que a pessoa tinha capacidade de aprender.

Contratar muita gente aqui da lista vai ser caro mesmo. Provavelmente
inviável pra uma empresa que está nascendo agora. Contudo, contratar
alguém recém-formado (ou até mesmo um estagiário) e treiná-lo por um
curto período pode dar resultados surpreendentes.

Mas se for continuar com essa visão "miópica" de procurar somente
profissionais já treinados, é melhor ir pra outras bandas mesmo. Java
ou PHP. Agora lembre-se que, mesmo nessas linguagens, o conhecimento
da maioria das pessoas é bastante inaquado. Eu mexi com Java e PHP
muito pouco em minha vida e diversas vezes já me vi em situações em
que eu sabia mais dessas linguagens do que pessoas que trabalham
profissionalmente há anos com essas tecnologias. Então é meio
"misleading" confiar nas estatísticas de mercado neste sentido.

-Nilson