[SP-pm] [OFF-TOPIC] Empresas que usam perl e a disponibilidade de profissionais

Khaoz giulianisanches at gmail.com
Thu May 20 05:53:53 PDT 2010

Bom dia,

Hoje pela manhã estava discutindo com um colega o fato de ser
empregado ou abrir empresa orientada a negócios online, quando o
assunto tecnologias usadas entrou no meio, afirmei que apesar de não
dominar o perl/catalyst estudava e investiria nele em um negócio
próprio, quando ele fez a afirmação:

"Se tu quer algo nessa área, investe em PHP. Disponibilidade de
hospedagem a preços baixos e profissionais com uma certa abundância."

E realmente o que ele fala tem um certo fundamento.

Conheço várias empresas onde o modelo de negócio gira todo em torno do
php (para não citar java também) e elas faturam bem e conseguem
profissionais facilmente. A questão desse profissional ter qualidade
ou não, não representa problema pois a curva de aprendizado do php é
mais curta do que o perl/catalyst (eu acho, ao menos), apesar do
resultado final ser melhor.

Sempre que surgem questionamentos a respeito de mercado de trabalho em
perl é de alguém procurando emprego mas a minha questão é, como vocês,
donos de empresa lidam com a situação. Direciono a pergunta
principalmente, mas não exclusivamente, ao Thiago e ao Geovanny, que
acredito ser o proprietário da Eutsiv, que são as duas empresas que
sei que usam perl nos seus empreendimentos. Como esta a questão de
localizar, contratar e treinar profissionais. Vocês tem colhido bons
frutos ? Eu estou enganado e existe disponibilidade de profissional ?
A questão de valores de infraestrutura é empecilho em algum situação ?

[]'s

--
Giuliani Sanches
twitter.com/giulianisanches