[SP-pm] seguranca

breno breno at rio.pm.org
Thu May 20 00:15:48 PDT 2010

Lucas,

deixa eu tentar te ajudar a nos ajudar a te ajudar (-:

vc disse: "gostaria de saber qual o melhor modulo de session e saber
um exemplo simples de com utilizar".

A resposta, como você já deve ter percebido, é "depende".

Depende do que você tem hoje (seu código atual) e o que você quer
fazer (seus objetivos).

Veja, ninguém faz uma sessão apenas por fazer, e normalmente isso
envolve um trabalho adicional dentro do seu aplicativo web. Sessões
são "meios" e não "fins". Você quer que sua aplicação permita logins
de usuários? quer preservar uma cesta de compras de produtos sem o
usuário precisar logar? quer manter a escolha de "tema do site" no
fundo durante a navegação?

O que vc quer fazer tem q ser a primeira informação - acredite, ela
vai nos ajudar bastante a te ajudar!

Depois disso, supondo que seus objetivos já estejam claros (pra nós,
não só pra vc (-: ), nos conte um pouco sobre o que vc *tem*. Nada (só
uma mente criativa e um editor em branco)? um script CGI tradicional
(daqueles antigos que tem "use CGI" logo no início)?  Caso seja uma
dessas, diga pra gente tb em qual servidor web vc pretende executar
(apache, lighttpd, nginx, etc).

Ou será que é uma aplicação implementada via framework (Jifty?
Catalyst? Mojolicious? CGI::Application? Mason? Dancer? Tatsumaki?)?

Dependendo do que você tem e do que você quer, a solução pode ser
extremamente simples, complexa, ou algo que não tenha nada a ver com
sessões. Então não deixe de reformular sua dúvida - quanto mais
detalhes vc der, melhor serão as respostas!

Finalizando, já que um monte de gente falou do Catalyst, deixa eu te
mostrar um exemplo simples no Mojolicious (-:

------------8<------------
use Mojolicious::Lite;

# rota simples: '/' vai para template 'index' (.html.ep)
get '/' => 'index';

# rota '/login' (acesse para criar sessao)
get '/login' => sub {
  my $self = shift;

  # cria sessao 'usuario'
  $self->session( name => 'usuario' );

  # redireciona para index
  $self->redirect_to('/');
};

# rota '/logout' (acesse para finalizar sessao)
get '/logout' => sub {
  my $self = shift;

  # destroi sessao
  $self->session( expires => 1 );

  # redireciona para index
  $self->redirect_to('/');
};

# rotas definidas, podemos executar nosso aplicativo!
app->run;

__DATA__
@@ index.html.ep
%# template basico para sua pagina inicial
% if ( session 'name' ) {
   Bem vindo!!!
% }
------------>8------------

pronto. Salve como "teste_sessao.pl" e chame assim (vc vai precisar
instalar antes o "Mojolicious" a partir do CPAN):

  perl teste_sessao.pl daemon

ele vai levantar um servidor de testes pra vc ver a coisa funcionando
(código não testado!)

Caso tenha se interessado, fiz um tutorial bastante completo (e em
português) sobre o Mojolicious aqui:

http://sao-paulo.pm.org/artigo/2010/Mojolicious

[]s

-b