[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Tue Apr 13 11:23:30 PDT 2010

2010/4/13 Andre Carneiro <andregarciacarneiro at gmail.com>:
> Sim, com isso eu concordo, mas novamente, duvido que um usuário 'daquele
> tipo' que eu falei se familiarize facilmente com o apt, yum, aptitude, ou qq
> coisa que valha. Eles gostam de 'next, next finish'... é o que eles estão
> habituados. Mudar hábitos é difícil, complicado e imagino que deva ser caro
> também...

Esses usuários não conseguem nem utilizar um "next, next, finish".
Eu acho que dá pra se dividir os usuários em quatro níveis:

1) Completamenet leigos
2) Usuários Normais
3) Power Users
4) Profissionais de informática

Usuários dos níveis 1 e 4 podem utilizar Linux sem maiores problemas.
No nível 1, o usuário não sabe nada e qualquer coisa que se pareça com
um browser vai ser a mesma coisa. No nível 4, o usuário é tech-savvy o
suficiente para conseguir utilizar.

O nível 2 é o mais problemático. Porque o usuário já aprendeu alguma
coisa, mas não o suficiente para resolver seus próprios problemas. O
nível 3, o usuário tem capacidade de usar e resolver seus problemas,
mas provavelmente está muito acostumado com um sistema para trocar por
outro.

> [...]
> do KDE foi a 3.2, então isso pode ter mudado). Eu uso o Gnome mesmo, sem
> muita frescura. E como sou 'flagelado', deixo ele mais parecido com o Mac,
> só pra matar um pouco a vontade... uhauahauahauaha!!!
> Eu não gosto do KDE, porque tive muitos problemas de 'crash' com ele. Do
> nada os programas paravam e ele soltava uma janelinha idiota com uma imagem
> de uma bomba, dizendo que o programa fez 'caquinha' e por isso ele foi
> fechado. E virava e mexia o sistema todo congelava, e eu tinha que sair do
> X, e raramente tinha que reiniciar a máquina. Espero que isso tenha acabado

Eu não ligo muito pra quantidade de recursos que o sistema consome,
desde que a interface tenha baixa latência. Por alguns reais a mais
você coloca 6gb de RAM no seu PC, se for necessário. O problema é
quando ele é pesado e lento. Por mim, eu não ligo se for que nem um
Airbus A380 - é pesado mas voa a uns 900km/h.

O KDE era muito ruim no passado em relação aos SIGSEGV toda hora
pipocando pra todo lado. Hoje em dia é bem menos, mas ainda acontece
sim. Mas também tive os mesmos problemas (mas em menor freqüência)
quando fui obrigado a usar Gnome por um tempo. No fundo, ironicamente,
nenhum window manager é tão estável quanto o Windows XP, apesar do OS
por trás ser mais robusto no Linux.

-Nilson