[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Apr 13 10:54:20 PDT 2010

Em 13 de abril de 2010 13:07, Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 at gmail.com
> [...]

> diversas opções de instalação, possivelmente instalar alguma outra
> dependência manualmente antes do programa. Num Ubuntu, o apt-get faz
> tudo pra você, sem perguntas, sem nada.
>
> Acho que o que falta pra usuários leigos é poder ir a um site e
> "baixar" uma espécia de script pro apt-get que vai rodar o comando
> correto. Essa coisa de "baixar o instalador" é muito comum e talvez
> isso seja uma solução que faz sentido. Dessa forma, um usuário Linux
> vai no site do Gimp, por exemplo, e clica no botão de download e o que
> vai ser baixado vai ser um script que automatiza o apt-get, algo

Na verdade isso existe, se eu lembrar o nome do projeto, ou se eu encontrar
a página, eu posto aqui. Basicamente o projeto consiste em  construir
instaladores automáticos 'a la Windows'  de vários programas e plataformas
de desenvolvimento, gráfica e tudo mais, para várias distribuições de Linux.
Tudo 'next next finish', bem legal a iniciativa!

> Eu duvido que você tenha instalado muitos sistemas Windows do zero.
> Toda vez que tenho que fazer isso, eu penso em como Linux é mais
> fácil.

Já fiz isso sim, e por tempo demais.... mas a única dificuldade com drivers
que eu tive foi a muito tempo atrás com a porcaria do winmodem... Mas esse
não vale porque se no Windows não funcionava direito, tendo vantagens de
mercado, imagina no Linux que dependia da boa vontade de hackers produzirem
drivers... Me lembro até que tinha um site especializado nisso, o
'Linmoden.org' ou algo assim... Fora isso, sempre foi muito tranquilo pra
mim(embora muito trabalhoso, eu assumo), instalar Windows do zero. Mas só
foi trabalhoso até o dia que eu resolvi começar a fazer imagens do meu SO.
Aí ficou tudo muito fácil, embora ilegal... :-p

> No Linux ou as coisas funcionam ou não funcionam - e tudo que eu já
> testei nos últimos 3 anos funcionou sem instalar nenhum tipo de driver
> qualquer. No Windows é aquele ritual, coloca um CD, reboot, coloca
> outro CD, reboot, baixa versões mais novas do driver na internet,
> reboot. Nenhum usuário leigo conseguiria fazer isso de forma alguma.
> Eles só conseguem usar porque já vem de fábrica assim. No Linux, a
> configuração é zero.

Sim, com isso eu concordo, mas novamente, duvido que um usuário 'daquele
tipo' que eu falei se familiarize facilmente com o apt, yum, aptitude, ou qq
coisa que valha. Eles gostam de 'next, next finish'... é o que eles estão
habituados. Mudar hábitos é difícil, complicado e imagino que deva ser caro
também...

> [...]
> tema de cores, nem notaram diferença. Os usuários comuns que eu
> conheço fazem exatamente o seguinte: ligam o computador e abrem o
> browser. O computador é a internet.

> avanços
>
> Acho que o problema nem é a mídia. O problema é que assim que alguém
> compra um desses PCs com Linux vendidos em supermercados, a primeira
> coisa que fazem é "atualizar o Linux pra Windows" (sim eu já ouvi as
> pessoas falando exatamente assim). Porque o "técnico" falou que é
> melhor porque dá pra rodar mais programas. Esse é o problema.

Claro, eles nem sabem do que se trata... Para eles o 'bom', ou melhor, o que
aparece como 'cool stuff' é o Windows, não o Linux. Além disso, o que gera
um certo 'status' na cabeça deles é o Windows... Pelo que eu saiba quem
deveria resolver isso é marketing ...

> Mac,
>
> É uma pena. Eu abomino a interface do Mac. Aquele menu no alto
> desconsidera completamente o fato de que é mais comum utilizar os
> botões de fechar/minimizar janelas do que menus do aplicativo (bom,
> pelo menos pra mim é verdade isso).

Questão de costume....?!?!
Eu adoro o Mac! Mal posso esperar pra comprar um! Tudo é bem-feito,
funcional, e o que menos importa, é bonito pacas!

> [...]
> nem me incomoda se as janelas são transparentes ou não, nem nada
> assim. Eu quero uma área de trabalho útil (uma pasta em que eu possa
> colocar arquivos e atalhos), uma taskbar de uma linha reordenável e
> botões de fechar a janela do canto superior direito. Qualquer um que
> seja assim me atende. Infelizmente, se eu me lembro bem, só o KDE
> atende esses requisitos. O Gnome é uma outra abominação quase tão ruim
> quanto o Mac OS. E o fluxbox falta recursos. Eu nunca usei o XFCE, mas
> acho que ele é parecido com o Gnome, não?

Se o KDE te atende você ... acho que nem tem o q discutir então... rsrs :p

Agora q vc falou realmente, o xfce lembra um pouco o Gnome. A diferença está
na quantidade de recurso do sistema que ele usa. O Gnome gasta muuuuuita
memória, e o KDE então nem se fala!(se bem que a última versão que eu usei
do KDE foi a 3.2, então isso pode ter mudado). Eu uso o Gnome mesmo, sem
muita frescura. E como sou 'flagelado', deixo ele mais parecido com o Mac,
só pra matar um pouco a vontade... uhauahauahauaha!!!

Eu não gosto do KDE, porque tive muitos problemas de 'crash' com ele. Do
nada os programas paravam e ele soltava uma janelinha idiota com uma imagem
de uma bomba, dizendo que o programa fez 'caquinha' e por isso ele foi
fechado. E virava e mexia o sistema todo congelava, e eu tinha que sair do
X, e raramente tinha que reiniciar a máquina. Espero que isso tenha acabado
nas novas versões.

Os (xxx)box da vida são feitos para aqueles geeks chatos que realmente não
querem saber de muitas firulas gráficas usando recursos sem
necessidade(estraga-prazeres ). Porém são tão customizáveis e genéricos que
não tem nada!!! Vc constrói o seu, do seu jeito. Pra quem tem tempo pra
perder com isso até acho uma boa, quanto a mim, eu já não tenho mais saco
pra essas coisas(montar menu na mão, configurar xorg na mão, etc), então uso
a instalação padrão do Ubuntu mesmo, que não tem nada demais, e evito
instalar frescuras(salvo as exceções), e vivo feliz a quase quatro anos sem
Windows, service packs, anti-spywares, e obrigatoriedades irritantes como o
IE(eca!) e porcarias do tipo... Mesmo assim considero que ele seja bem mais
interessante para o usuário comum ainda, ou por razões de mercado, ou por
razões de costume, não importa muito! Está na maioria dos computadores ao
redor do mundo, e isso tem que ser levado em consideração, principalmente os
'por quês' disso...

Cheers!

> -Nilson

André Garcia Carneiro