[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratust at gmail.com
Mon Apr 12 11:58:22 PDT 2010

2010/4/12 Andre Carneiro <andregarciacarneiro em gmail.com>:

> Acho que isso acontece sim, mas existem casos de exceção. Foi até bom você
> citar como exemplo placas de vídeo. Eu não sei se você joga, mas para jogos
> OpenGL, normalmente quando executado via wine, costuma ter um desempenho um
> pouco melhor, principalmente em relação a qualidade de imagem. O suporte a
> OpenGL é bem melhor no Linux. Mas isso é só uma exceção, mesmo porque, os
> drivers da ATI  por exemplo, no Linux são(ou eram) horríveis, independente
> se está processando OpenGL ou não.
>
> Outro problema chato que eu vejo no Linux, pensando como usuário, são os
> [...]

Concordo que esses permissões de arquivos e dispositivos são "chatos"
para o usuário comum,
mas eles são alguns dos responsáveis pela famosa "segurança" atribuída
aos sistemas
Unix-like. Além disso as permissões de arquivos estão mais atreladas
ao sistema de arquivos
do que ao sistema em si.

O NTFS permite ao usuário estabelecer permissões similares as do Linux,
além disso o Windows Vista/Seven ao tentarem se tornar mais seguros
estão cada vez
mais similares aos sistemas Unix-like, dando permissões mais baixas ao
usuário e elevando as permissões
quando necessitam instalar algum software (muito similar ao comando
sudo do Linux e amplamente
utilizado no Ubuntu, o que muitos usuários antigos acreditam ser uma
grave falha de segurança).

Quanto a montagem de dispositivos, o udev em conjunto com o HAL estão
bem avançados e permitem
a montagem e desmontagem de CDs/DVDs e flash-drivers de forma muito
semelhante ao windows. Como
os usuários estão acostumados a montar e desmontar Flash-drivers no
Windows, acredito que não se
incomodem em fazer o mesmo para CDs/DVDs.

No final acho que ambos os sistemas Linux e Windows vão encontrar um
ponto de equilíbrio comum no sentido
de usabilidade do usuário versus segurança. A diferença vai ser: qual
deles vai permitir a maior flexibilidade? Eu
aposto no Linux.

[ ]'s

    /    Thiago Yukio Kikuchi Oliveira
(=\
  \=) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
   /   Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática
  /=) -----------------------------------------------------------------
(=/   Centro de Terapia Celular/CEPID/FAPESP - Hemocentro de Rib. Preto
  /    Rua Tenente Catão Roxo, 2501 CEP 14151-140
(=\   Ribeirão Preto - São Paulo
  \=) Fone: 55 16 2101-9300   Ramal: 9603
   /   E-mail: stratus em lgmb.fmrp.usp.br
  /=)            stratust em gmail.com