[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Mon Apr 12 17:02:07 PDT 2010

2010/4/12 Andre Carneiro <andregarciacarneiro at gmail.com>:
> Usuário comum: indivíduo que utiliza o computador para coisas extremamente
> essenciais para o seu trabalho/lazer, ou seja, não sabe instalar,
> desinstalar, não sabe o que é codec, não sabe o que é driver, muito menos o
> que significa montar/desmontar e coisas 'alienígenas' aos seus olhos que com
> certeza ele deve encontrar em qq distribuição Linux, mesmo o Ubuntu.

Olha, eu nem uso Linux pra desktop, então acredito ser "bias-free".

Eu acho o processo de instalação de qualquer coisa no Linux bem mais
simples. No Windows, você tem que ficar caçando drivers em sites de
fabricantes pra uma miríade de coisas, colocar CD de instalação e
assim vai. No Linux, tudo funciona sem nenhum esforço, bem simples.
Como usuário de Windows, eu sinto falta de algo como o apt-get, por
exemplo. No Linux você manda instalar um programa, e já vem tudo
automático, no Windows cada instalador tem que cuidar de baixar /
bundle suas próprias dependências, é uma bagunça.

Pra mim, hoje em dia isso é lenda de Linux ser difícil. Na verdade, é
mais fácil. O problema é que o povo já está *treinado* pras coisas de
Windows. De resto, é tudo igual. Eu não consigo notar diferença alguma
ao usar o editor de textos do OpenOffice ou o MS Word, por exemplo.
Pra mim é tudo igual e eu duvido que pra um usuário leigo seja
diferente.

O problema é o costume. É o fato do povo querer usar o MSN original
porque tem carinhas que pulam ao invés de um cliente do Linux, é o
fato do povo fazer sites que ainda só funcionam corretamente no IE (e
aí, pros usuáriod leigos, o problema é no Firefox que é ruim, porque
no IE funciona!), jogos e assim vai.

Eu acredito que se você colocar uma pessoa que nunca usou um
computador antes pra usar Linux primeiro essa pessoa vai aprender mais
rápido do que se fosse Windows (assumindo que fosse um aprendizado
sozinho, porque tem bem mais gente pra "ensinar Windows").

Eu continuo usando Windows porque sou rabugento e pequenos detalhes de
interface gráfica me incomodam, mas eu sou uma minoria. O dia que a
Microsoft não colocar mais nos Windows o tema clássico (aquele do
Windows 2000) e eu for obrigado a utilizar uma dessas UIs novas cheias
de frescura, eu provavelmente vou pro KDE de vez.

-Nilson