[SP-pm] [OT] Será o fim do Windows ?

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Apr 12 11:35:53 PDT 2010

Em 12 de abril de 2010 15:19, Thiago Yukio Kikuchi Oliveira <
stratust at gmail.com> escreveu:

> [...]
> consegue usar o ubuntu com open office sem problemas. Isso é claro,
> se eles tiver um hardware compatível. E mesmo que tenha um hardware
> compatível, nem sempre a performace do mesmo com drivers livres é igual
> a do windows usando os drivers proprietários.
>
> Acredito que o que falta para o Linux realmente expandir não é apenas a
> aceitação dos usuários mas principalmente dos fabricantes de hardware
> em proporcionar drivers com o mesmo desempenho dos desenvolvidos
> para windows (vide as placas gráfica da NVIDIA, por exemplo).

Acho que isso acontece sim, mas existem casos de exceção. Foi até bom você
citar como exemplo placas de vídeo. Eu não sei se você joga, mas para jogos
OpenGL, normalmente quando executado via wine, costuma ter um desempenho um
pouco melhor, principalmente em relação a qualidade de imagem. O suporte a
OpenGL é bem melhor no Linux. Mas isso é só uma exceção, mesmo porque, os
drivers da ATI  por exemplo, no Linux são(ou eram) horríveis, independente
se está processando OpenGL ou não.

Outro problema chato que eu vejo no Linux, pensando como usuário, são os
detalhes técnicos que você tem que conhecer no Linux se quiser usar, como
por exemplo, mudanças de permissão, privilégios para montar dispositivos e
coisas assim. É claro que isso faz parte do ambiente que o usuário que se
dispõe a usar Linux tem que se acostumar. Mas certas coisas como não deixar
o usuário montar CDs por exemplo, eu acho muito prejudicial para o Linux. Se
esse tipo de coisa, que ocorre a um bom tempo já tivesse sido superado,
provavelmente podería-se ter mais usuários utilizando Linux, ao invés de
Windows.

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl