[SP-pm] [OT] Monitoramento de ambiente com Oracle via Nagios

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Fri Apr 2 02:18:29 PDT 2010

Em 1 de abril de 2010 23:21, Luis Motta Campos
<luismottacampos em yahoo.co.uk>escreveu:

> [...]
> 8. Query Cache (hit-ratio, "hot" queries, drop-ratio)
>
> Claro, isso nem de longe é o bastante para ter uma idéia geral sobre a
> performance do seu Oracle, mas vai ajudar a formar opiniões sobre o que
> está acontecendo. :)
>
> Eu recomendo que você use o Cacti para criar gráficos bonitinhos sobre
> estas coisas, e o Nagios para monitorar coisas mais simples, como
> conectividade e disponibilidade dos servidores.

> Isso é com o DBA, ele deve saber isso antes de um query começar a rodar.
> Caso contrário, é hora de trocar seu DBA.

A meu amigo Luis, vc e o teu mundo ideal. Em todos estes anos de trabalho só
encontrei um único DBA que fosse assim, com exceção de mim, todo mundo
odiava trabalhar com ele. Para mim, foi o período mais produtivo e de
intenso aprendizado, para os demais foi um inferno pq eles insistiam em
fazer merda....

Mas o fato é que sou sysadmin, e a minha função é dizer : 'Não tem nada
errado com o servidor, pois não teve alteração nestes indicadores, dê uma
olhada na tua ÚLTIMA ALTERAÇÃO teu bastardo', e não encontrar o problema ...