[SP-pm] [OT] Monitoramento de ambiente com Oracle via Nagios

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Apr 1 15:21:11 PDT 2010

Solli Honorio wrote:
> Oi Marcio,
>
> Não entendí no que o xymon pode me ajudar no meu problema com o
> Oracle. Na verdade o problema não está no Nagios, e sim na minha
> pouca familiaridade  com o Oracle. O Nagios vai bem obrigado, e não
> pretendo alterar nada com relação a isto. O ponto importante da minha
> questão é : como e qual o baseline significativo para um ambiente com
> oracle ?

O Oracle depende e se apoia em diversas estruturas internas para
funcionar. Todas elas tem de estar "balanceadas" (não vou definir o que
é "balanceado" aqui). As principais estruturas monitoradas no eBay são:

1. Tablespace (tamanho, ocupação, fragmentação, taxa de crescimento)
2. Rollback Segments (tamanho, uso, disponibilidade)
3. Cache (ocupação, hit-ratio)
4. Temporary Segments (tamanho, growth-ratio, longevidade)
5. Processador (idle time, user time, system time)
6. Locks (contenção e tempo de "posse" por processo)
7. Index Tablespaces (tamanho, ocupação, fragmentação, taxa de crescimento)
8. Query Cache (hit-ratio, "hot" queries, drop-ratio)

Claro, isso nem de longe é o bastante para ter uma idéia geral sobre a
performance do seu Oracle, mas vai ajudar a formar opiniões sobre o que
está acontecendo. :)

Eu recomendo que você use o Cacti para criar gráficos bonitinhos sobre
estas coisas, e o Nagios para monitorar coisas mais simples, como
conectividade e disponibilidade dos servidores.

> Sei que é difícil (senão impossível) através de um ambinte
> do nagios saber que uma query está, aleatoriamente, rápida ou lenta.

Isso é com o DBA, ele deve saber isso antes de um query começar a rodar.
Caso contrário, é hora de trocar seu DBA.

> [...]
> alterados, os bancos estão fragmentados, os tables space estão
> crescendo muito, os consumos de recursos estão elevados, etc. etc.
> Estas são informações que eu usuária para criar um baseline para o MS
> SQL (que é o ambiente do qual eu tenho bons conhecimentos), mas não
> sei se estas informações se aplicam para o ambiente do Oracle, e nem
> como obter estes dados. Então é isto, estou a procura de um baseline
> consistente e significativo para um ambiente com Oracle.
>
> Se tiver algumém com este tipo de informação, eu agradeço.

Eu acho que posso ajudar até mais do que isso, mas vou precisar da sua
paciência - eu tenho de baixar e instalar um Oracle no meu notebook para
começar. :) É bem hora de começar a mexer com isso, de qualquer forma.

Espero que isso te ajude a pensar nas próximas perguntas.
Putamplexos
--
Luis Motta Campos is a DBA,