[SP-pm] [OT] Monitoramento de ambiente com Oracle via Nagios

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Wed Mar 31 23:18:24 PDT 2010

Oi Marcio,

Não entendí no que o xymon pode me ajudar no meu problema com o Oracle. Na
verdade o problema não está no Nagios, e sim na minha pouca familiaridade
com o Oracle. O Nagios vai bem obrigado, e não pretendo alterar nada com
relação a isto. O ponto importante da minha questão é : como e qual o
baseline significativo para um ambiente com oracle ? Sei que é difícil
(senão impossível) através de um ambinte do nagios saber que uma query está,
aleatoriamente, rápida ou lenta. O que eu quero é criar um baseline que
mostra a tendencia do ambiente. Está ficando lento pq os indicadores de
indexes estão alterados, os bancos estão fragmentados, os tables space estão
crescendo muito, os consumos de recursos estão elevados, etc. etc. Estas são
informações que eu usuária para criar um baseline para o MS SQL (que é o
ambiente do qual eu tenho bons conhecimentos), mas não sei se estas
informações se aplicam para o ambiente do Oracle, e nem como obter estes
dados. Então é isto, estou a procura de um baseline consistente e
significativo para um ambiente com Oracle.

Se tiver algumém com este tipo de informação, eu agradeço.

Abraços,

Solli M. Honório