[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Mar 29 12:37:37 PDT 2010

2010/3/29 Thiago Glauco Sanchez <thiago at nerdsland.net>

> Eu, por curiosidade me cadastrei numa comunidade de empregos em Perl nos
> EUA
> e percebi que diariamente aparecem diversas vagas para programadores Perl.
> Em contraponto no Brasil parece que programar em Perl se torna uma
> consequência de outra atividade, como ser Administrador de Sistemas.
> Fica a dúvida, por que o Perl não é amplamente utilizada no Brasil?
>
> 1 - Por que as Faculdades ensinam Java, C e Visual Basic?

É importante aprender C, pois boa parte dos conceitos básicos de
desenvolvimento são mascarados por linguagens de alto-nível, como ponteiros
por exemplo, gerenciamento de memória(talvez esse seja um mal exemplo),
estrutura de dados, etc. , de forma muito mais aprofundada do que as
linguagens de alto-nível como Perl por exemplo, ou mesmo Java, onde boa
parte desses conceitos fica mascarado.

Alguém provavelmente já comentou por aqui sobre Visual Basic. Muitas
faculdades, principalmente as particulares, tem acordos com a Microsoft para
baratear custos com licença, que poderiam(não sei se chega nesse ponto),
envolver inclusive a interferência da Microsoft na linguagem que a tal
faculdade vai ensinar aos alunos(espero que isso seja uma baita besteira).

> 2 - Por que não existem livros em Português?

Eles existem, mas normalmente são traduzidos sem revisões técnicas
adequadas, fazendo com que a qualidade caia muito. E isso acontece para
todas as áreas. Infelizmente a realidade é essa. Livros - compre com
tradução em inglês, ou na língua original, se possível.

> 3 - Por que existe pouco investimento de empresas privadas, como existe com
> o Java e o Go?

Perl não vem de iniciativa privada, e nunca se tornou algo parecido. A
própria cultura da comunidade acaba meio que interferindo nisso, e
infelizmente isso se reflete com maior proporção aqui no Brasil. Quanto ao
Java e ao Go, bom, Go é do Google... então não há dúvidas do porque .. e o
Java é da Sun, e ambas começaram com propósitos corporativistas,
captialistas etc...  enquanto Perl segue a linha da comunidade opensource.
Duas propostas completamente diferentes e pelo que parece, não disperta
interesses corporativistas, logo não há investimentos tão parrudos quanto
deveria. Mas é claro que eu posso estar falando besteira...

> 4 - Por que existe uma lenda que programar em Perl é difícil e feio?

Na minha opinião, se compararmos com Java, pra mim pelo menos, ela parece
ser bem mais burocrática e com a sintaxe bem mais extensa do que perl para
fazer qualquer coisa. Eu considero isso bem mais 'feio'...

No Brasil infelizmente temos alguns 'estigmas' de Perl para derrubar.

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl
(11)82907780