[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino at gmail.com
Mon Mar 29 13:20:13 PDT 2010

 O papo do VisualBasic eu sei.

2010/3/29 Thiago Glauco Sanchez <thiago em nerdsland.net>:
> 1 - Por que as Faculdades ensinam Java, C e Visual Basic?

 Na verdade são dois principais fatores.

 1. Os alunos *exigem* VB (com asteriscos mm)
 Eu já dei aula em particulares, e sei que qdo a faculdade não aborda
um assunto da moda os alunos caem de pau e exigem.
 Na verdade oq acontece é que algum aluno que tem influencia sobre os
demais descobre uma buzword e aí convence todos os outros que é
essencial.

 2. A MS faz acordos de licenciamento para VB, VisualStudio e ou tras
suites (inclusive MS Office).
 E a faculdade particular quer mais é dinheiro (salvo exceções).

 Normalmente eu digo que se ensina VB, ou a última palavrinha da sopa
de letrinhas buzzword compliant, muito provavelmente não presta
(sempre existe a possibilidade de um professor ter sido influenciado
tb).

> 2 - Por que não existem livros em Português?
> 3 - Por que existe pouco investimento de empresas privadas, como existe com
> o Java e o Go?
> 4 - Por que existe uma lenda que programar em Perl é difícil e feio?

Isso acontece por conta de programadores despreparados.

Se vc prestar atenção uma lenda está se criando. A de que PHP é
inseguro e só serve para projetos mal feitos.

Na realidade o PHP está sendo utilizado por pessoas que não sabem nada
de qualidade de código, segurança e gerenciamento de projetos.

Eu diria mais, a maioria das empresas que usam PHP pagam pouco para os
programadores e conseguem com isso código de péssima qualidade. As
empresas que pagam bem, mm usando PHP, conseguem código de melhor
qualidade.

O mm aconteceu por um tempo com perl. Programadores que acreditavam
que perl não foi feito pra ser entendido, ou que manutenção é coisa
para fracos, ou ainda programadores que se gabavam por fazer códigos
estranho usando perl.

Códigos estranhos, (poemas, por exemplo) são legais pra brincar, mas
pra trabalhar o esquema é ser legível. Isso faz parte das best
practices de qq bom programador perl hj em dia. Por isso eu vejo esse
preconceito diminuindo cada vez mais.

Fabio
--
Doses Diárias - Achados de um Programador na Internet
http://dosesdiarias.seucaminho.com